Hoje irei falar um pouco da relação de vizinhos aqui na Suíça, na verdade o meu convívio aqui com os meus. Moro num condomínio que tem 3 prédios de apartamentos sendo que 2 com 9 apartamentos e o que eu moro tem 12 distribuídos em 3 apartamentos por andar. Mesmo sendo poucos apartamentos não conheço todos os vizinhos e os que eu conheço sempre são muito educados, Dentro do elevado as pessoas se cumprimentam, se você está chegando no prédio quem está entrando sempre segura a porta e espera você se aproximar com a porta aberta para entrar ( eu também passei a esperar o vizinho que está chegando segurando a porta). São pequenos gestos de educação e gentileza que fazem bem.
As pessoas são silenciosas, não ouvem rádio nas alturas, eu tenho alguns vizinhos no Brasil que é necessário escutarmos as suas músicas prediletas ... Sem exagero , sério!

Até que chegou um fim de semana que eles deram uma festa, e nesse dia eu achei que o barulho estava demais sim, um dos rapazes da festa começou a discutir com um outro vizinho do andar de cima e eles estavam bem animados e como dizem:
![]() |
Estacionamento para visitantes |
Meus vizinhos de andar são um casal de Suíços e outro casal de jovens namorados a menina suíça e o rapaz inglês e são simpáticos. Tenho um casal de vizinhos portugueses, coreanos, espanhol e vizinhos franceses. A Suíça é uma salada de nacionalidades. O casal coreano não cumprimentam e não diz nem um bom dia! Eles são mega reservados até na gentileza.
Tenho um vizinho que é casado com uma marroquina esse é bem espertinho e pão duro porque ele acabou de chegar no condomínio e alugou o apartamento com uma vaga de garagem , só que ele precisa de 2 vagas de garagem e tem pra alugar no estacionamento coberto que são dos moradores só que ele não aluga e estaciona na parte de visitantes. Espertinho né? Só que daqui a pouco ele ganha uma multa da administradora.
Não posso me esquecer do casal de surdos, eles são franceses e moram no andar de cima.Quando eles se mudaram e carregaram os móveis que não cabiam no elevador pelas escadas , saíram levando um pedaço do teto nos andares por onde passaram, eles não escutavam o barulho que faziam quando tocavam o teto.
Vizinhos são iguais em qualquer lugar do mundo. Tem os simpáticos , os educados, os sérios, os que incomodam, os espertinhos e os que não estão nem aí. É raro encontrar os vizinhos porque eu não trabalho e não saio no horários em que estão indo trabalhar e nem quando voltam do trabalho. Viva a boa vizinhança!
Aqui as pessoas trabalham muito com a vida corrida mas no geral sempre sobra um tempinho para um bom dia, boa tarde e boa noite!
