Hoje vou falar um pouco desse assunto tão delicado e que muitos me perguntam que é o suicídio.

" Lisa, é verdade que na Suíça tem muitos suicídios?". E a resposta infelizmente é sim, aqui tem muitos suicídios.
Alguns me perguntam o porque?
Desde a minha época de adolescentes quando eu estudava ouço sobre esse alto índice , e um professou chegou a falar um dia que era tédio, porque o país era rico e as pessoas não tinham como gastar o dinheiro porque nevava muito e eles não saiam de casa.
Acredito que todo suíço conheça alguém que tenha cometido o suicídio, eu mesma que só tenho 2 anos morando aqui apesar de não ter conhecido ninguém que tenha cometido, eu conheço 3 casos . Conheço 2 famílias que os filhos fizeram esse ato, e um rapaz da equipe de tiro esportivo que meu marido pratica o irmão cometeu também.
Um dos rapazes sofria bullying na escola cometido por um estudante estrangeiro, faz 7 anos e a mãe desde então não se recuperou completamente e o pai teve que se afastar por 1 ano do trabalho.
Meu primeiro contato com um caso de suicídio quando cheguei, foi num sábado indo para um campeonato de tiro esportivo acompanhando o meu marido . Paramos numa cidade para tomar um café e encontramos uns amigos que também estavam indo para a competição e eles disseram que momentos antes um homem tinha se jogado na frente do trem. Fiquei chocada!
Faz 5 meses que a filha de 24 anos de uma conhecida nossa tentou o suicídio, e a razão? Estresse e a pressão no trabalho, foi o que alguns amigos nos disse.

É complicado saber os motivos que levam a pessoa a se suicidar, mas perguntando ao meu nativo aqui em casa o porque de na cultura Suíça ter tantos casos,tive como resposta o fator da cobrança, que o povo trabalha muito, tem muita responsabilidade, se exerce cargo de chefia é pior ainda, que o povo se cobra muito para fazer as coisas perfeitas e que antes de chegarem a cometer o ato a maioria antes estavam num quadro de depressão por causa de toda essa cobrança . Que o inverno na Suíça é duro, e nessa época as pessoas não tem outro lazer se não for esquiar.
Depressão, a doença!

Essa semana na TV Suíça passou um reportagem falando de depressão, e uma menina deu um depoimento que o irmão estava em depressão e foi medicado com antidepressivo, depois de 5 dias tomando o remédio ele se suicidou. É triste, saber que essa doença além de todos os males que faz com a pessoa elas ainda podem cometer um ato desse.
Na Suíça tem uma preocupação com esses casos de depressão e se o paciente for considerado um risco para ele mesmo ou para a população ele é internado. Mas mesmo assim os casos continuam porque uma pessoa que não aparenta está no extremo da doença do nada se suicida.
Os tios do meu marido trabalha num hospital psiquiátrico, e digo a vocês que o hospital é lotado !
Vi um dado no jornal que os casos de suicídios tem diminuído justamente porque as pessoas estão procurando ajuda e aumentou o consumo de antidepressivos.
Isso tudo só me faz refletir que infelizmente a pessoa estava doente, precisando de ajuda mas não conseguiu se encontrar com ele mesmo, porque alguns tem ajuda, mas a alma, a cabeça e o coração atormentado não deu um alívio para ele se reencontrar. Infelizmente essa doença está aí , na nossa sociedade, alguns com casos na família. Só não podemos esquecer que realmente é uma doença!
Bom gente e esse foi o post de hoje, espero ter sido sucinta nas palavras para ficar de forma clara para a compreensão e até o próximo post!

Obrigado pelas informações, boa noite à vcs
ResponderExcluirComplicado Lisa, acho que a depressão é o mal do século e cada vez abate mais e mais seres humanos, acho que a doença tem níveis que vão sendo ultrapassados a medida que a pessoa se permite. Eu mesma já passei pela depressão duas vezes e os motivos são os mais variados, porem minha opinião é que se fossemos as pessoas de hoje em dia se preocupassem mais com seu semelhante, casos seriam evitados, o trabalho seria menos desgastante e saberíamos exatamente o que se passa dentro de nossa própria casa.
ResponderExcluirBjos Alê Leca/Alê e suas Singularidades
http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br/
Nossa, que triste né Lisa? Coitados dos pais, deve ser realmente difícil de aceitar. Eu não sabia que ai tinha esse alto indice. Estranho isso de a maioria acontecer na primavera e outono né? Devemos tentar as pessoas que sofrem de depressão, porque infelizmente tem muita gente que ainda julga como frescura, ai quando vai ver já é tarde. O que me resta, é rezar pelos habitantes dai e do mundo todo para que o indice de suicidio diminua!
ResponderExcluirBeijinhos ♥
Vixe menina não sabia!!
ResponderExcluirQue triste isso
Que Deus abençõe esse País
Bjus
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
Armaria fiquei besta com essa informação, muitas vezes nem tudo é um mar de rosas, porém isso não muda nada e só piora para os familiares, concorda? Sei que essa doença é bastante complicada mas muitas vezes a familia não da o apoio que a pessoa está necessitando no momento critico e boom, a bomba explode e eles cometem tal ato. Um pena..
ResponderExcluirTomara que tudo isso reverta e vá diminuindo esse indice cada vez mais.
Bjos linda
http://vaidosaborboleta.com
Oi Lisa, foi muito claro.
ResponderExcluirEntendo melhor agora o motivo de tantos suicídios, não só na Suiça, mas no mundo todo.
Vamos pedir que Deus abençoe esse país sim e que Ele também conforte essas famílias!
Obrigada por compartilhar algo tão importante!
www.coletivodenos.com.br
Eu fiquei quase um mês na Alemanha, num frio lascado e me senti meio deprê, viu? Acho que uma das razões pra esse dados se deve ao clima, à escuridão no inverno e a competitividade intensa. Eu não sei se gostaria de viver na Europa um pouco por isso. Enfim, falta auto conhecimento e compreensão das pessoas...
ResponderExcluirAmei o seu blog.
Bjs
Kika
www.blogtodavaidosa.com.br
Insta: @blogtodavaidosa