sexta-feira, 10 de janeiro de 2014



21


10 Curiosidades sobre a Suíça.

          Acredito que para  muitos quando se ouve  falar da Suíça a primeira coisa que vem a mente são: os Alpes suíços , chocolates (delicioso diga-se de passagem), queijos , relógios e o frio... Ah , claro não posso esquecer da neve.

          Como o tempo vai passado vou descobrindo um pouco mais desse país que tem toda uma beleza, gente de toda parte do planeta . São portugueses, árabes, chineses, coreanos, espanhóis, brasileiros, franceses,bolivianos,russos etc. Enfim muitos povos que em sua maior parte vieram em busca de trabalho porque com a crise que afetou também a Europa , não está bom pra ninguém, que o diga os portugueses e franceses que praticamente estão migrando para Suíça.
     
                         Deixando a parte política de lado vamos  as curiosidades ?

   
                 * Todos os rapazes suíços são obrigados a servi  o serviço militar. Nos 2 últimos anos em algumas cidades eles não foram convocados porque já tinha muito contingente. Até teve eleição no ano passado para saber se permaneceria obrigatório. Decidiram que continua obrigatório.

                 * A Suíça é um país neutro e não se envolve em guerras de outros países.

                 * Aqui é alto o índice de suicídio , mas segundo uma pesquisa realizada em 2013 , a taxa de suicídio caiu. Agora é uma questão de saúde pública a depressão, e tem clínicas para tratamento. Se uma pessoa tenta o suicídio ela é internada querendo ou não tratamento é obrigada porque é um risco para ela e para o outro. E tem muita gente internada se tratando. A tia do meu marido é enfermeira numa clinica.
                                                Link da reportagem:
http://www.swissinfo.ch/por/sociedade/Tentativas_de_suicidio_em_uma_cidade.html?cid=36830730

                * Os jovens depois que terminam o serviço militar podem levar para a sua residência as armas, fuzis... Confessa que se chocou com essa! Eu me transportei para o nosso país visualizando como seria. Mas calma , teve um plebiscito uns anos atrás questionando se era uma boa continuar ou se as armas seriam guardadas num arsenal... O povo quis continuar levando as suas armas para casa . Aqui é democracia , o povo que tem a palavra final.

              * A Suíça é capaz de abrigar toda a sua população num abrigo nuclear se um dia sofrer uma ameaça de guerra nuclear. Por um ano é possível sobreviver com comida, água e todo suprimento necessário. Alguns prédios são construídos com abrigo, aqui perto ao lado da escola tem um desses abrigos, o meu prédio não tem ( ai meu Deus!)  mas a 100 m dois tem prédios que possuem ( uffa!)... Mas todos estão seguros como eu falei ( País neutro né?) , assim espero.

              * A Nestlé é Suíça, você sabia? Eu só soube quando eu visitei a Suíça pela primeira vez.  Já visitei a fabrica de chocolates, sua sede,  e o Museu de Alimentos. A fábrica de chocolates tem visita guiada com direito a degustação ... Muito bom!
10 curiosidades sobre a Suíça.
Maison de Cailler (Nestlé)
10 curiosidades sobre a Suíça.
Nestlé Suíça SA

             * A Capital da Suíça é Berna.

             * São 4 as línguas oficiais da Suíça. O francês, alemão, italiano e romanche.

             * As simpáticas vaquinhas por aqui tem tratamento vip, na primavera elas sobem as montanhas para desfrutar o ar e se alimentar bem e produzir um bom leite (vaquinhas mimadas gente!). Depois quando chega o fim do verão elas descem para as suas casas com direito a cortejo e tudo. Faz efeito todo esse tratamento porque os queijos e os leites tem me engordado , as simpáticas vaquinhas devem tomar fermento misturado com a grama, só pode porque estou aqui inchada como prova.

         
10 curiosidades sobre a Suíça.
Cortejo das simpáticas vaquinhas.

10 curiosidades sobre a Suíça.


                       *Na Suíça se come carne de cavalo... Não fiquem chocados! Hábito cultural gente. Pura e simplesmente! No início eu me perguntava como uma pessoa consegue comer o coitado do cavalo, hoje já vejo como costume mesmo. Na primeira vez que eu me manifestei num grupo de amigos , eles retrucaram me perguntando o porque de eu não querer comer? Eu respondi por pena, que cavalo é bonito. Eles me perguntaram se eu não tinha pena do frango, da vaca, do boi e do peixe... Então é melhor cada um com o seu costume né? Para matar a curiosidade de você eu não experimentei  e nem tenho vontade. Está bom assim, prefiro o meu frango , peixe e o meu bife


                       Lembrando que você pode deixar o seu comentário, seguir o blog e curti a página do facebook. Até o proximo post!

                         
               


       

21 comentários:

  1. Que delícia que deve ser morar aí, tenho muita vontade de conhecer Lisa! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia sim, é tranquilo e as pessoas caminham muito, aproveitam a natureza... É muito bom.

      Excluir
  2. Ó pa tambem fiquei naquela... wtf?!? levam as armas? XD

    ResponderExcluir
  3. Aaain nao teria corragem de comer carne de cavalo, sei que é a cultura deles, mas se eu fosse pra la acharia outro tipo de carne para comer ahsu'.

    Adorei o post ^^

    http://docemakesfraan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Graças a Deus tem muito frango , bife e um peixinho ;) Mas é aquela questão cultural: nós achamos estranho eles comerem carne de cavalo, eles acham estranho nós não comermos e eles acham muito , mas muito estranho os coreanos, vietnamitas e chineses comerem carne de cachorro. E eu também acho!

      Excluir
  4. Você falando desse jeito dá até vontade de ir pra Suíça kkk' principalmente por causa do abrigo nuclear, seria lindo que isso acontecesse no Brasil, se cada estado fizesse isso já seria ótimo. A Suíça me chama muita atenção, de verdade, pretendo visitar um dia. Beeijos

    ResponderExcluir
  5. que bacana não sabia que a
    Nestle era da suíça
    amei saber
    lindo
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Comer carne de cavalo? Coitados + é cultura devemos respeitar + coitados, fiquei chocada com os rapazes levarem as armas pra casa e porque tantos suicídios? Um pais tão lindo ainda vou ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado a questão do suicídio . Eles trabalham muito são muito responsáveis. Tem o problema da depressão, jovens geralmente é por causa do Bulling e aqui todo mundo conhece alguém que se suicidou. E por se exigirem muito deles mesmo acabam entrando em depressão.

      Excluir
  7. Que legal, adorei conhecer um pouco mais da Suiça. O tour pela nestlé com degustação é mara, hein?! haha Mas confesso que fiquei chocada com a parte das pessoas levarem os armamentos para casa, mas se ta tudo em paz, então tá tranquilo rs.
    Esse post é muito interessante, vou adorar conhecer um pouco mais da Suiça. Beijos

    http://bonecasdeatitude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Suíça adoro !!! Carne de cavalo aqui eles fazem um salgado que se chama fritandel e de carne de cavalo meu filho adora eu evito comprar. Quanto a ramas essa foi novidade para mim kkkkk bjs queria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é para mim também foi novidade. O meu marido faz parte do club de tiro esportivo da cidade e tem muito rapazes . Foi quando fiquei sabendo que eles não precisaram comprar os fuzis porque eram as armas que eles utilizavam quando fizeram o serviço militar e quando termina trazem as armas com eles.

      Excluir
  9. Nossa que lugar lindo, olha eu fiz a um bom tempo atrás um entrevista na sede aqui no Brasil pra trabalhar na Nestle, mais como o meu espanhol não era muito bom como o inglês não passei. Mais eu adoraria conhecer a fabrica como vc fez deve ser muito legal.

    Bjokas

    Blog Pronta Pra Brilhar Make Up

    ResponderExcluir
  10. nossa adorei e achei lindo o lugar , adoro a Suiça mas nunca fui acho que pode ser um lugar bem interessante hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Bem legal conhecer a cultura de outros paises, em um futuro eu espero ir morar ai, ai nao tem crisis ne? E a cultura de suissa e bem diferente das demas, ne? Aqui eles tmb tem costume de comer carne de cavalo...interesante!
    Bjos
    Www.perversastyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. muito interessante conhecer cultura deste outro pais que tenho muita vontade de conhecer! realmente cada povo é de um jeito! eu fco hipismo e então saber que eles comem carne de cavalo me deixou um tanto quanto chocada e decepcionada, mas ao mesmo tempo entendo que eh questao de costume! muito interessante, beijos

    www.maacorrea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que sonho morar no exterior,
    E a Suiça é linda. Quem sabe um dia eu vá.
    Beijão
    http://triestilosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Imaginei você falando das vacas mimadas rsrsrsrrsrs!!!! Gostei da maneira descontraída que fez este post!

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube