terça-feira, 31 de março de 2015



7


Suíça ,um país com alto índice de suicídio .

                                                                     Olá pessoal!

  Hoje vou falar um pouco desse assunto tão delicado e que muitos me perguntam que é o suicídio.
Suíça, país com alto índice de suicídio.
  " Lisa, é verdade que na Suíça tem muitos suicídios?". E a resposta infelizmente é sim, aqui tem muitos suicídios.

                                              Alguns me perguntam o porque?

 Desde a minha época de adolescentes quando eu estudava  ouço sobre esse alto índice , e um professou chegou a falar um dia que era tédio, porque o país era rico e as pessoas não tinham como gastar o dinheiro porque nevava muito e eles não saiam de casa.

Acredito que todo suíço conheça alguém que tenha cometido o suicídio, eu mesma que só tenho 2 anos morando aqui apesar de não ter conhecido ninguém que tenha cometido, eu conheço 3 casos  . Conheço 2 famílias que os filhos fizeram esse ato, e um rapaz da equipe de tiro esportivo que meu marido pratica o irmão cometeu também.

Suíça, país com alto índice de suicídio no mundo.
 Um dos rapazes sofria bullying na escola cometido por um estudante estrangeiro, faz 7 anos e a mãe desde então não se recuperou completamente e o pai teve que se afastar por 1 ano do trabalho.

Meu primeiro contato com um caso de suicídio quando cheguei, foi num sábado indo para um campeonato de tiro esportivo acompanhando o meu marido . Paramos numa cidade para tomar um café e encontramos uns amigos que também estavam indo para a competição e eles disseram que momentos antes um homem tinha se jogado na frente do trem. Fiquei chocada!

Faz 5 meses que a filha de 24 anos de uma conhecida nossa tentou o suicídio, e a razão? Estresse e a pressão no trabalho, foi o que alguns amigos nos disse.

Suíça um país com alto índice de suicídio!Um fator curioso é que a maioria dos casos de suicídio acontecem na primavera e no outono, foi o que me disse a minha sogra, segundo ela tem a ver com a troca da estação e os médicos chamam de " suicídio sazonal".

É complicado saber os motivos que levam a pessoa a se suicidar, mas perguntando ao meu nativo aqui em casa o porque de na cultura Suíça ter tantos casos,tive como resposta o fator da cobrança, que o povo trabalha muito, tem muita responsabilidade, se exerce cargo de chefia é pior ainda, que o povo se cobra muito para fazer as coisas perfeitas e que antes de chegarem a cometer o ato a maioria antes estavam num quadro de depressão por causa de toda essa cobrança . Que o inverno na Suíça é duro, e nessa época as pessoas não tem outro lazer se não for esquiar.

                                                   Depressão, a doença!

Suíça, um país com alto índice de suicídio! Então eu pergunto: quem não conhece alguém que tenha depressão? Aqui mesmo eu conheço 2, um é o meu cunhado e que já está se medicando, mas graças a Deus não evoluiu ainda para um quadro em que tenha de ficar de licença do trabalho. O outro é um colega do meu marido, que já teve de tirar licença 2 vezes do trabalho.

 Essa semana na TV Suíça passou um reportagem falando de depressão, e uma menina deu um depoimento que o irmão estava em depressão e foi medicado com antidepressivo, depois de 5 dias tomando o remédio ele se suicidou. É triste, saber que essa doença além de todos os males que faz com a pessoa elas ainda podem cometer um ato desse.

Na Suíça tem uma preocupação com esses casos de depressão e se o paciente for considerado um risco para ele mesmo ou para a população ele é internado. Mas mesmo assim os casos continuam porque uma pessoa que não aparenta está no extremo da doença do nada se suicida.

Os tios do meu marido trabalha num hospital psiquiátrico, e digo a vocês que o hospital é lotado !

Vi um dado no jornal que os casos de suicídios tem diminuído justamente porque as pessoas estão procurando ajuda e aumentou o consumo de antidepressivos.

 Isso tudo só me faz refletir que infelizmente a pessoa estava doente, precisando de ajuda mas não conseguiu se encontrar com ele mesmo, porque alguns tem ajuda, mas a alma, a cabeça e o coração atormentado não deu um alívio para ele se reencontrar. Infelizmente essa doença está aí , na nossa sociedade, alguns com casos  na família. Só não podemos esquecer que realmente é uma doença!

  Bom gente e esse foi o post de hoje, espero ter sido sucinta nas palavras para ficar de forma clara para a compreensão e até o próximo post!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube