quarta-feira, 11 de junho de 2014



14


Naturalização Suíça.

                                                                            Olá pessoal!!


              No post de hoje irei falar um pouco mais sobre as burocracias para se naturalizar na  Suíça, quem acompanha o blog sabe que aqui é tudo muito organizado e as burocracias são muitas, mas apesar de tudo funciona e dá certo. Sabemos que em alguns países para se obter a naturalização basta morar alguns anos nesse país, nascer no país, ou ter um antepassado desse país que você deseja a naturalização.Mas aqui na Suíça  só isso não basta , ficou surpreso? Pois vou lhes explicar, não vou me aprofunda muito porque senão o post fica muito longo, mas vou ressaltar as partes mais interessantes  porque é um pouco complicado. Eles veem o processo de naturalização como um passo para  integração na Suíça, como um cidadão que se integrou a cultura, ao povo, a língua  aos cidadãos e a sua cidade... Não somente como um "titulo" de " Eu sou suíço".

                Como se tornar um cidadão suíço?

              Vamos ao processo de Naturalização Suíça !

              Você pode se tornar um cidadão suíço, através do casamento com um cidadão suíço mas não é logo após o casamento, tem de esperar uns 5 anos. eu por exemplo sou casada com um suíço , moro na Suíça mas ainda não tenho a cidadania, eu tenho uma carteira de identidade suíça que aqui se chama "permi" , ela tem validade de 1 ano,  ela me permite trabalhar, ir em outros países da Europa sem a necessidade de visto e é a comprovação de que moro aqui e estou legal,  que sou casada com um suíço.Vou ter de renová-la até conseguir a cidadania e o passaporte daqui,  isso demora uns 5 anos.

Naturalização Suíça.                Para quem é casada com um cidadão suíço e não mora na Suíça as burocracias são diferentes e precisa estar casado por 6 anos. E nesse caso se o casal tiver filhos para a criança ser cidadã suíça é necessário registrar no consulado da suíça, caso contrário para requerer a naturalização tem o prazo até os 22 anos após essa idade tendo outra nacionalidade perde a cidadania suíça. Mas ainda tem a oportunidade de requere-la comprovando um vínculo estreito  com o país, uma ligação, aí é possível pedir uma reintegração.

              Casal de estrangeiros que residente na Suíça , quando tem filho a criança recebe a cidadania do pai. Não é cidadã suíça.

             Estrangeiro residente na suíça que queiram a naturalização é necessário residir por um período de 12 anos ( me parece que esse tempo varia de acordo com a  Comuna que a pessoa reside), ter os impostos pagos, não depender da Assistência social, e ter boa conduta. Estar integrado na sua cidade,saber o idioma e ter um contato, amizades com suíços da sua comunidade. É importante conhecer os costumes, respeitar as leis e não representar ameaças a sociedade.Em alguns casos eles fazem uma investigação da pessoa, entrevistam vizinhos e pedem referências. E tem comuna que acha importante o conhecimento da região onde a pessoa  que solicita  a cidadania reside.

             Para se conseguir a naturalização é preciso pagar uma taxa para todo o processo, na verdade eu não sei o preço, mas como aqui nada é barato ... O que sei é que esse valor varia de acordo com cada Comuna ( Estado) e que pode ir de uma valor até razoável a um valor bem salgado. Aqui tudo depende de acordo com a Comuna que você vive.
Naturalização Suíça.
              Agora para quem tem antepassado suíço ( avós, bisavós...) fica um pouco mais difícil mas não impossível... Como em outros casos é necessário mostrar  ligação com o país, ter passado férias, falar um dos idiomas, ter contato com pessoas suíças, conhecer atualidades, a geografia e política do país.

               Em alguns casos é complicado mas não impossível ... Pelo que vejo o importante é ter uma integração com o país e demostrar um pouco de intimidade com a comunidade onde se vive. A minha bebê vai ser suíça porque o meu marido é suíço, mas eu vou registra-la também como brasileirinha , para ela ter uma ligação com o Brasil desde pequena.

                Termino aqui gente, espero que tenha gostado, deixe o comentário e lembrando que ali ao lado você

 tem a opção de seguir o Blog. Bjs
           


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube