quarta-feira, 11 de junho de 2014



14


Naturalização Suíça.

                                                                            Olá pessoal!!


              No post de hoje irei falar um pouco mais sobre as burocracias para se naturalizar na  Suíça, quem acompanha o blog sabe que aqui é tudo muito organizado e as burocracias são muitas, mas apesar de tudo funciona e dá certo. Sabemos que em alguns países para se obter a naturalização basta morar alguns anos nesse país, nascer no país, ou ter um antepassado desse país que você deseja a naturalização.Mas aqui na Suíça  só isso não basta , ficou surpreso? Pois vou lhes explicar, não vou me aprofunda muito porque senão o post fica muito longo, mas vou ressaltar as partes mais interessantes  porque é um pouco complicado. Eles veem o processo de naturalização como um passo para  integração na Suíça, como um cidadão que se integrou a cultura, ao povo, a língua  aos cidadãos e a sua cidade... Não somente como um "titulo" de " Eu sou suíço".

                Como se tornar um cidadão suíço?

              Vamos ao processo de Naturalização Suíça !

              Você pode se tornar um cidadão suíço, através do casamento com um cidadão suíço mas não é logo após o casamento, tem de esperar uns 5 anos. eu por exemplo sou casada com um suíço , moro na Suíça mas ainda não tenho a cidadania, eu tenho uma carteira de identidade suíça que aqui se chama "permi" , ela tem validade de 1 ano,  ela me permite trabalhar, ir em outros países da Europa sem a necessidade de visto e é a comprovação de que moro aqui e estou legal,  que sou casada com um suíço.Vou ter de renová-la até conseguir a cidadania e o passaporte daqui,  isso demora uns 5 anos.

Naturalização Suíça.                Para quem é casada com um cidadão suíço e não mora na Suíça as burocracias são diferentes e precisa estar casado por 6 anos. E nesse caso se o casal tiver filhos para a criança ser cidadã suíça é necessário registrar no consulado da suíça, caso contrário para requerer a naturalização tem o prazo até os 22 anos após essa idade tendo outra nacionalidade perde a cidadania suíça. Mas ainda tem a oportunidade de requere-la comprovando um vínculo estreito  com o país, uma ligação, aí é possível pedir uma reintegração.

              Casal de estrangeiros que residente na Suíça , quando tem filho a criança recebe a cidadania do pai. Não é cidadã suíça.

             Estrangeiro residente na suíça que queiram a naturalização é necessário residir por um período de 12 anos ( me parece que esse tempo varia de acordo com a  Comuna que a pessoa reside), ter os impostos pagos, não depender da Assistência social, e ter boa conduta. Estar integrado na sua cidade,saber o idioma e ter um contato, amizades com suíços da sua comunidade. É importante conhecer os costumes, respeitar as leis e não representar ameaças a sociedade.Em alguns casos eles fazem uma investigação da pessoa, entrevistam vizinhos e pedem referências. E tem comuna que acha importante o conhecimento da região onde a pessoa  que solicita  a cidadania reside.

             Para se conseguir a naturalização é preciso pagar uma taxa para todo o processo, na verdade eu não sei o preço, mas como aqui nada é barato ... O que sei é que esse valor varia de acordo com cada Comuna ( Estado) e que pode ir de uma valor até razoável a um valor bem salgado. Aqui tudo depende de acordo com a Comuna que você vive.
Naturalização Suíça.
              Agora para quem tem antepassado suíço ( avós, bisavós...) fica um pouco mais difícil mas não impossível... Como em outros casos é necessário mostrar  ligação com o país, ter passado férias, falar um dos idiomas, ter contato com pessoas suíças, conhecer atualidades, a geografia e política do país.

               Em alguns casos é complicado mas não impossível ... Pelo que vejo o importante é ter uma integração com o país e demostrar um pouco de intimidade com a comunidade onde se vive. A minha bebê vai ser suíça porque o meu marido é suíço, mas eu vou registra-la também como brasileirinha , para ela ter uma ligação com o Brasil desde pequena.

                Termino aqui gente, espero que tenha gostado, deixe o comentário e lembrando que ali ao lado você

 tem a opção de seguir o Blog. Bjs
           


14 comentários:

  1. Continuo a achar que a Suiça tem uma cena fantástica, que não se deixa os outros aproveitarem de nada e por isso tem uma qualidade de vida de boa. Tudo é bom se fizermos as coisas certinhas, se quisermos ser trapaceiros não funciona não

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lisa que bacana, pra ser naturalizado suíço tem que ser bem intimo ao país, conhecer e gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lisa!
    Primeiramente, adorei o layout do blog, lindo demais.
    Adoro o teus posts, eles são divertidos e uteis ao mesmo tempo.
    Quanto burocracia! Pelo menos não é impossível né.
    Que bom que tua bebê vai ser brasileira também *-*
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do post.
    Parece complicado esse periodo de naturalização.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal muito esclarecedor o seu post não sabia de todas essas informações!
    Bjs
    Quantagordice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa parece bem complicadinho, achei muito bacana seu blog, tem umas curiosidades bem legais. De fato vc vive uma aventura heim, desejo que sejas muito feliz morando aí e continue nos contando tudo !

    já sigo o blog,bjos! Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
  7. Nossa quanta burocracia hein! esperar 5 anos e renovar todo ano a identidade! Já que é casada com cidadão suiço poderia pegar logo, não é mesmo? bjos

    ResponderExcluir
  8. Menina que coisa diferente né? Até porque aqui no Brasil basta dizer que é brasileiro que o povo nem discute!!! hihii, mas acho muito legal conhecer essas leis, acho uper válido e interessante, mas eu achava que era menos tempo tipo 3 anos, e não 5

    ResponderExcluir
  9. Beem leegal , estou amando estar acompanhando seu blog e saaber de tudo da suiça

    ResponderExcluir
  10. Amiga vc me deixou curiosa agora, quero saber como são os suíços!!! Eles são amorosos, frios, como o são? (os homens) curiosa hhehehe bjos www.carolmello.com

    ResponderExcluir
  11. Oi flor!! aqui na Espanha funciona mas ou menos igual rs' más a diferença que a criança que nasce aqui por mas que seja de outra nacionalidade ela e espanhola =) e a criança tem direito a nacionalidade rsrs ai e mas complicado, para ir morar ai um extranjero tem que ter nacionalidade da union europea! por isso não fui ate hoje rs
    bjos
    http://perversastyle.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que legal.. Não sabia que tinha essa complicação toda.
    Amei o blog!

    ResponderExcluir
  13. Nossa bastante tempo pra vc conseguir se naturalizar, hein. Deveria ser até mais fácil por vc ser casada e agora estar grávida. Mas é complicado, ne? Fico admirada com as mudanças nesse quesito de País para País, pois ja ouvi historias que aqui no Brasil não é tao dificil de se naturalizar. Mas vai entender ne, essas leis..hahahaha
    Bjos

    http://vaidosaborboleta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa , muita burocracia né. Mais deve valer apena .
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube