segunda-feira, 26 de maio de 2014



12


Custo de Vida na Suíça.

                                                                 Olá pessoal!!

           Recebo muitas perguntas a respeito do custo de vida na Suíça, então no posto de hoje vou falar um pouco sobre a custo de vida aqui. Mas já digo de antemão pessoal. a Suíça é um país caro .
         
           Aqui se ganha bem, mesmo a pessoa não tendo grandes qualificações o salário não é ruim. Pelo que vejo pelo menos na cidade aonde moro nos supermercados a maioria dos funcionário são estrangeiros ( a maior parte português) e vivem bem por aqui, a remuneração é maior do que ganhariam em seus países. Mas não podemos esquecer que se paga muitos impostos, é obrigatório ter ao menos um plano básico de seguro saúde.

         E quem  não tem a sonhada casa própria tem as despesas com o aluguel, que pesa um pouco no orçamento como em qualquer lugar do mundo. Não sei como é em outros Cantões mas no Canton de Fribourg que é onde moro eu dei uma olhada nos classificados e pesquisei um pouco em relação aos preços dos alugueis e achei um pouco "salgadinho" um apartamento com 2 quartos está em torno de 1.600,00 Francos ( 1,00 Franco está em torno de 2, 60 reais) , multiplica o 1.600,00 X 2,60 = 4.160,00 Reais mais ou menos. E ainda tem o supermercado, temos de nos alimentar para viver bem e trabalhar né? Os preços também são salgadinhos, uma vez comprei 3 laranjas por 3,20 Francos paguei em torno de 8,00 Reais. Mas já paguei menos também essa semana por exemplo paguei 1,90 Francos por 4 laranjas, mas foi em outro supermercado e 2,75 francos por 5 peras , a manteiga de 250g  custa 3,15 francos em torno de 8, 19 reais, 500g de carne moída 6,25 Francos na promoção gente 16,25, e carne de porco para se assar aqui se chama Rôti epaule 1 KG 20,75 Francos(desculpa mas não sei o nome em português) o que dá uns 53,95 Reais.  Depende das promoções e de qual supermercado você irá fazer as suas compras.

        Quando vim a Suíça para férias eu tinha a mania de antes de comprar algo transferir para o nosso Real, e eu ficava chocada com os preços,  achava caro, hoje em dia como eu moro aqui eu até transfiro mas tento não me chocar com os preços. Uma coisa positiva aqui é em época de liquidação nas lojas, você pode conseguir produtos num preço muito bom, adoro as liquidações, quando não  está em época de liquidação os preços são normais dependendo das lojas você  paga numa peça 40,00 Francos;  60,00  francos e numa liquidação pode encontrar a mesma peça  com 50% de desconto ou por menos da metade do preço ainda.

Custo de Vida na Suíça.       Mas indiscutivelmente se vive bem na Suíça, tem de se levar em conta quantos membros tem a família, se tem criança, se é um casal,  a pessoa mora sozinha, as despesas que a pessoa faz. Se o casal trabalha , o salário deles... Se é estrangeiro e está num bom emprego e bem remunerado. Tudo depende. Só que mesmo a pessoa ganhando uns 3.500,00 Francos por mês dá para se viver dignamente  e pagar as suas despesas. Então acho que vale a pena... Ouço muito em grupos que participo no Face de Brasileiros no Exterior , de pessoas que imigraram para trabalhar em outros países, a maior parte diz que hoje em dia não se fica rico trabalhando fora do Brasil, por causa da crise o que uns 15 anos atrás era possível  de juntar um dinheirinho. Aqui não ficará rico mas não tem como não comparar tudo o que o país pode lhe proporcionar: qualidade de vida, saúde, educação, segurança, transporte e uma vida tranquila... E todos vivem dignamente e com certas regalias.

       Espero que o post tenha dado alguma noção de como é a vida por aqui, como tudo na vida tem os prós e o contra, mas o bom é saber que mesmo pagando impostos e taxas você vê o retorno em qualidade de vida para a população.

      Bom início de Semana a Todos!! Beijos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube