terça-feira, 6 de maio de 2014



16


Outras curiosidades sobre a Suíça 2 !!

                                                   Olá pessoal!!!

Outras curiosidades sobre a Suíça 2.   Mas um post sobre as curiosidades do país, pois  é , aqui as novidades não param (novidades para mim né?) , o que para eles são visto como normal , cotidiano para mim pobre mortal é um acontecimento em suas variáveis de surpresa, choque, incredulidade... Vamos as curiosidades?


   * CACHORRO - A Suíça adora um  seguro então aqui as pessoas pagam todos os tipos de seguro que você possa imaginar e não imaginar também. Os que vocês possam imaginar: carro, imóvel , vida, saúde.
Agora o topo para mim é o seguro do cachorro pago anualmente. Está em choque? Eu também fiquei mas depois entendi e vocês irão entender também prometo! Bom assim que você compra o seu cachorro é obrigatório colocar um chip na orelha do animal e ali constará todas as suas informações do dono, podemos encarar como uma prevenção para o caso do animal fugir, ser roubado ou acontecer de atacar alguém, assim a localização do dono é bem rápida e será responsabilizado por quaisquer eventuais danos.Também é obrigatório  fazer um curso de adestramento (para ter bons modos e para segurança dos outros) . O chip é pago e depois você pagará anualmente pela manutenção dele. Fácil né? Por isso não vemos cachorro andando pelas ruas.

* IGREJA  - Mas uma taxa anual ... Incredulidade total gente! Se você for católico ( não sei informar de outra religião apesar de ser evangélica), você pagará uma taxa para a igreja, meu marido paga todo ano, e se você não quiser pagar é só se declarar ateu. Mas  perderá o direito dos serviços religiosos no seu funeral já que você virou ateu. Lembra do post na semana passada? Aquela cerimônia bonita? Ateu não terá. Na igreja evangélica eu não sei porque ainda não fui, mas a Comuna ( prefeitura) o Canton ( Estado) sabem que eu sou protestante porque quando imigrei tive que responder um questionário e perguntaram a minha religião. Tem uma igreja protestante que me envia e tudo o programa mensal da igreja. Aqui eles sabem tudo de você... Intrigante né?

* FILHOS  - Com essa eu fiquei surpresa!! Porque se um casal de estrangeiros tiver filhos aqui na Suíça , as crianças não terá a nacionalidade suíça, mas sim a nacionalidade dos país. Conheço uma brasileira casada com português e a criança tem a nacionalidade portuguesa e a mãe vai regularizar para ter a nacionalidade brasileira e a criança assim terá a dupla nacionalidade ( portuguesa e brasileira), mas não será cidadã Suíça. No meu caso, o meu pacotinho será cidadã Suíça porque o meu marido é suíço, mas faço questão que ela tenha a dupla nacionalidade também. Se surpreendeu? Eu também! Mas é isso  para a criança ser cidadã Suíça um dos país tem de ser suíço.

          Bom dia pessoal!! Não esquecendo de deixar o seu comentário! E se você estiver querendo saber alguma curiosidade daqui, ou alguma dúvida para um post sobre o assunto, só deixar nos comentários! Bjs
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube