terça-feira, 6 de maio de 2014



16


Outras curiosidades sobre a Suíça 2 !!

                                                   Olá pessoal!!!

Outras curiosidades sobre a Suíça 2.   Mas um post sobre as curiosidades do país, pois  é , aqui as novidades não param (novidades para mim né?) , o que para eles são visto como normal , cotidiano para mim pobre mortal é um acontecimento em suas variáveis de surpresa, choque, incredulidade... Vamos as curiosidades?


   * CACHORRO - A Suíça adora um  seguro então aqui as pessoas pagam todos os tipos de seguro que você possa imaginar e não imaginar também. Os que vocês possam imaginar: carro, imóvel , vida, saúde.
Agora o topo para mim é o seguro do cachorro pago anualmente. Está em choque? Eu também fiquei mas depois entendi e vocês irão entender também prometo! Bom assim que você compra o seu cachorro é obrigatório colocar um chip na orelha do animal e ali constará todas as suas informações do dono, podemos encarar como uma prevenção para o caso do animal fugir, ser roubado ou acontecer de atacar alguém, assim a localização do dono é bem rápida e será responsabilizado por quaisquer eventuais danos.Também é obrigatório  fazer um curso de adestramento (para ter bons modos e para segurança dos outros) . O chip é pago e depois você pagará anualmente pela manutenção dele. Fácil né? Por isso não vemos cachorro andando pelas ruas.

* IGREJA  - Mas uma taxa anual ... Incredulidade total gente! Se você for católico ( não sei informar de outra religião apesar de ser evangélica), você pagará uma taxa para a igreja, meu marido paga todo ano, e se você não quiser pagar é só se declarar ateu. Mas  perderá o direito dos serviços religiosos no seu funeral já que você virou ateu. Lembra do post na semana passada? Aquela cerimônia bonita? Ateu não terá. Na igreja evangélica eu não sei porque ainda não fui, mas a Comuna ( prefeitura) o Canton ( Estado) sabem que eu sou protestante porque quando imigrei tive que responder um questionário e perguntaram a minha religião. Tem uma igreja protestante que me envia e tudo o programa mensal da igreja. Aqui eles sabem tudo de você... Intrigante né?

* FILHOS  - Com essa eu fiquei surpresa!! Porque se um casal de estrangeiros tiver filhos aqui na Suíça , as crianças não terá a nacionalidade suíça, mas sim a nacionalidade dos país. Conheço uma brasileira casada com português e a criança tem a nacionalidade portuguesa e a mãe vai regularizar para ter a nacionalidade brasileira e a criança assim terá a dupla nacionalidade ( portuguesa e brasileira), mas não será cidadã Suíça. No meu caso, o meu pacotinho será cidadã Suíça porque o meu marido é suíço, mas faço questão que ela tenha a dupla nacionalidade também. Se surpreendeu? Eu também! Mas é isso  para a criança ser cidadã Suíça um dos país tem de ser suíço.

          Bom dia pessoal!! Não esquecendo de deixar o seu comentário! E se você estiver querendo saber alguma curiosidade daqui, ou alguma dúvida para um post sobre o assunto, só deixar nos comentários! Bjs

16 comentários:

  1. É pá, por um lado ate compreendo, é por isso que é um pais tao rico, não ha ca pão para malucos, suíços é os verdadeiros do pais, filhos dos da terra, e no teu caso o teu filho é filho de um suíço :) é por isso que a suíça é um pais que esta tao bem na sociedade super organizado

    ResponderExcluir
  2. Nossa serio mesmo, isso e estranho ter que pagar taxas de tudo praticamente, e um choque mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Nossa tem seguro pra tudo ai, coitadinho do cachorro com chip na orelha pq não uma coleira com ID ? e essa da igreja com taxa de incredulidade? nossa eles realmente não deixam nada escapar beijos http://thaysigales.blogspot.com.br/2014/05/calca-flare-como-usar-muita-gente.html

    ResponderExcluir
  4. Muito bom
    É um País bem organizado e cresce
    Estou amando conhecer através de você
    Bjus
    Leteia Bispo – Segredos da Luma

    ResponderExcluir
  5. Nossa essa do cachorro ter seguro fiquei pasma.
    Ainda bem que seu bebê vai ter as 2 nacionalidades ;)
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que interessante esse seguro do cachorro, bom que com o chip caso o cachorro se perca, fica facil de encontrar os donos, é um país que tem leis, não e bagunçado como nosso Brasil que cada dia ficamos com mais medo de viver aqui! Bom que sua filhinha vai ter dupla nacionalidade! Suiça e Brasileira! bjoss

    ResponderExcluir
  7. Nossa que interessante viu...nunca imagina que um pais era assim agora sobre o seguro do cachorro eu faria com maior amor do mundo pra minha pequena ela merece.
    bjokas

    Blog laine menezes

    ResponderExcluir
  8. Caracas Lisa, nunca imaginei que teria seguro Igreja, muito menos cachorro, fiquei chocada, a questão da cidadania Suíça já imaginava que seria algo parecido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do seguro pago pelos cachorros,achei bacana,se aqui no Brasil tivesse isso,não teriam tantos animais abandonados :(
    No caso da igreja,eu realmente achei intrigante...Mas pra tudo é questão de tradição e costume né!
    Isso dos filhos também é "estranho" pra mim...Mas cada país com seu costume né!rsrsrs
    Tô gostando muito de conhecer a Suíça e suas tradições...Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa quanta novidade mesmo, kkkk essa da cidadania me deixou de queixo caído, é isso ai vivendo e aprendendo, kkkk cada dia amando mais o seu blog, parabéns :)

    ResponderExcluir
  11. Aaai que maximo, adorei, e acho certo ter a nacionalidade do país dos pais!

    Ameei e adoro saber sempre mais de outra cultura *-*

    ResponderExcluir
  12. Nossa quanta curiosidades! Arrasando como sempre em seus posts! Fiquei surpresa com a curiosidade do cachorro e da igreja, aqui no Brasil não é obrigatório pagar a igreja católica.
    Boa noite
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Nossa não sabia que tinha essas coisas na suíça. O que mais me deixou em choque foi a curiosidade sobre a igreja e os cachorros haha
    Beijos
    makeupdathai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Esse país é muito show, achei muito bom o seguro do cachorro e da igreja também, é como se fosse o dizimo para a igreja, e do cachorro, faz com que os donos tenham responsabilidades e não maltrate. Tenho me encantado pela Suiça.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  15. Muitoooo interessante ,e também fiquei pasma com o do cachorro mas é algo legal :)
    Beijoo

    ResponderExcluir
  16. Flor por isso Suiça e pais de ''primeiro mundo'' por isso nunca fica em crisis tudo tem leis e seguro acho isso ótimo enquanto o Brasil as pessoas mal pagam pro carro, menos pra cachorro, ne? haha aqui na espanha tmb eles tem até um chip pra localizar se eles perder!
    bjos

    www.perversastyle.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube