terça-feira, 8 de julho de 2014



15


Imigrantes suíços no Brasil!

                                                                Olá pessoal!!

    Hoje aqui no Blog irei falar de uma curiosidade que muitos no Brasil nem conhecem, eu mesma só fui conhecer um pouco dessa história depois que conheci o meu marido. Então vamos ao assunto do dia! IMIGRANTES SUÍÇOS NO BRASIL.

   Os primeiros  imigrantes suíços  desembarcaram por volta de 1819 - 1820 no Brasil  e eles saíram daqui do Caton ( Estado) que eu moro FRIBOURG . Agora vocês desconfiam o nome da cidade onde eles se estabeleceram ? Foi Dom João VI que batizou a Cidade... Não desconfiam o nome?  Pois bem , Dom João VI batizou a cidade onde os imigrantes se estabeleceram de NOVA FRIBURGO . Quem é do Rio de Janeiro conhece, ou pelo menos conhece de nome, fica na Região Serrana do Rio de Janeiro.

    E pasmem!! Vieram 261 famílias num total de 1682  famílias e colonizaram a cidade de Nova Friburgo! E Eles foram os primeiros colonos do Brasil depois dos portugueses. Pelo que se diz na história eles não precisaram de grandes argumentos para imigrarem ao Brasil porque aqui na Europa estava em guerra e o continente em crise. Depois chegaram italianos, alemães que tem muito por lá até hoje.
 
Imigrantes Suíços no Brasil!     Aqui na Suíça sempre que se tem notícias importantes de Nova Friburgo saí no jornal... Quem é do Brasil e mora no Rio de Janeiro, acredito que até quem é de outro Estado deve lembrar da tragédia de 12 de janeiro de 2011, a calamidade das enchentes que destruiu a cidade e provocou muitas mortes ( não só em Nova Friburgo , mas em Petrópolis e Teresópolis) . Das cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro Nova Friburgo  foi a mais afetada e a cidade toda destruída... Um amigo meu que é da cidade (descendente de alemão )  sempre diz que o que vemos na televisão não corresponde a verdadeira realidade do que foi tudo aquilo.

     Em 2012 Saiu aqui no jornal mas  não lembro direito a notícia , só lembro que dizia que o prefeito junto com a secretária e um outro funcionário tinham desviado os milhões das doações para a recuperação da cidade... E um belo dia chego na casa da minha sogra ela tinha separado a reportagem para eu ler e me perguntava inconformada o porque de o prefeito ter feito aquilo? Só pude responder: eu não sei! Noticias importantes sempre tem vaga para um artigo no jornal.

     Pois é isso pessoal! Tem um pedacinho aqui da Suíça aí no Brasil, e quem mora no Canto de Fribourg aqui sabe e conhece a cidade pelo nome, sabem até mais do que eu que morava no Rio de Janeiro e não conhecia História da Cidade e não entendia o porque deles falarem em Nova Friburgo!

     O Blog também é cultura ! Que coisa Chique! Espero que tenham gostado do post e não esqueça de deixar o seu comentário , curti a nossa página no facebook e seguir o blog!

                                                       Beijo pessoal!!

15 comentários:

  1. Adorei o post, sempre gosto você trás assuntos que não são tão abordados nos blogs e isso é ótimo, beijo
    www.procurafeminina.com.br

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, dá até vergonha de ler pq eu não sabia disso, hahahah
    Muito bom Lisa, deveria ter respondido pra tua sogra que atitudes como a do prefeito é normal por aqui, todos desviam dinheiro infelizmente...
    Beijos
    http://triestilosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adoro as coisas que vc sempre posta no seu blog, sempre contando coisas novas para nos *-*
    bjoos

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez um ótimo post Lisa!
    Você também deu uma breve aula de história,adorei....rsrsrs
    E sim,acho que todo o povo Brasileiro se lembra da tragédia...Eu também não conhecia essa história,achei super interessante saber que foram os suíços que colonizaram a cidade de nova friburgo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que legal, eu sabia o pq do nome da cidade ser Friburgo kkk mas não com tantos detalhes, só sabia que erapor causa dos suíços imigrantes que vieram para cá, ah o Brasil apesar de seus defeitos, tem um povo muito acolhedor, aqui tem um pedacinho do mundo todo, ai já ouvi falar que os chocolates suíços são os melhoressssss, confere ? rs bjoks Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro as curiosidades que vc conta da Suíça, para mim seu blog é cultura sim!
    Parabéns!!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ñ conhecia a história.... é bem como vc falou o blog tb é cultura. Eu lembro da tragédia. Eu fico inconformada com o desvio de verba que o prefeito fez, essa parte eu ñ sabia.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia dessa história de Nova Friburgo... realmente blog é cultura rs adorei bjos

    ResponderExcluir
  9. Que aula amiga! Nao sabia que a origem de Frburgo era porque os suicos de Friburg emigraram para o Rio e muitos e muitos anos atras .. E por coincidencia vc mora e Friburg.. Super normal a corrupcao por aqui ... E otimo aprender! Parabens pelo post e sucesso mais e mais!!
    Bjos♥

    ResponderExcluir
  10. AMOOOOOOO ler seu blog e aprender sempre mais, não fazia ideia dessa colonização e nem da relação do Rio com a Suíça, muito bom saber mais e mais, não conheço essas cidades do Rio mas agora já conheço suas histórias :)


    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
  11. Por isso amo a blogosfera .. onde aprendemos de tudo ..e seus posts são sempre muito interessantes e ricos em informações .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  12. Nossa Uauuuuuu
    Fiquei super impressionada eu não conhecia a real historia
    E olha que sou descendente de Suíços,meu falecido avô paterno era Suíço. Minha família é uma mistureba,brasileiros com suíços e japoneses rsrs

    ResponderExcluir
  13. Nosaa, adorei seu post, com relação do Rio de Janeiro e Suíça, não sabia sobre a história. Adorei mesmo.
    Parabéns pelo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa que fato interessante, não sabia desse pedaço da história, você sempre nós trazendo informações maravilhosas desse país que tem me encantando.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  15. Uau, que noticia hein?! Não sabia nunca dessa história, mais um conhecimento que vc tras para pessoas que assim como eu desconhecem certas coisas e principalmente se tratando do nosso país. Amo teu blog por isso, por toda essa fonte de informação. Parabéns!!!
    Bjos

    http://vaidosaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube