terça-feira, 8 de julho de 2014



15


Imigrantes suíços no Brasil!

                                                                Olá pessoal!!

    Hoje aqui no Blog irei falar de uma curiosidade que muitos no Brasil nem conhecem, eu mesma só fui conhecer um pouco dessa história depois que conheci o meu marido. Então vamos ao assunto do dia! IMIGRANTES SUÍÇOS NO BRASIL.

   Os primeiros  imigrantes suíços  desembarcaram por volta de 1819 - 1820 no Brasil  e eles saíram daqui do Caton ( Estado) que eu moro FRIBOURG . Agora vocês desconfiam o nome da cidade onde eles se estabeleceram ? Foi Dom João VI que batizou a Cidade... Não desconfiam o nome?  Pois bem , Dom João VI batizou a cidade onde os imigrantes se estabeleceram de NOVA FRIBURGO . Quem é do Rio de Janeiro conhece, ou pelo menos conhece de nome, fica na Região Serrana do Rio de Janeiro.

    E pasmem!! Vieram 261 famílias num total de 1682  famílias e colonizaram a cidade de Nova Friburgo! E Eles foram os primeiros colonos do Brasil depois dos portugueses. Pelo que se diz na história eles não precisaram de grandes argumentos para imigrarem ao Brasil porque aqui na Europa estava em guerra e o continente em crise. Depois chegaram italianos, alemães que tem muito por lá até hoje.
 
Imigrantes Suíços no Brasil!     Aqui na Suíça sempre que se tem notícias importantes de Nova Friburgo saí no jornal... Quem é do Brasil e mora no Rio de Janeiro, acredito que até quem é de outro Estado deve lembrar da tragédia de 12 de janeiro de 2011, a calamidade das enchentes que destruiu a cidade e provocou muitas mortes ( não só em Nova Friburgo , mas em Petrópolis e Teresópolis) . Das cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro Nova Friburgo  foi a mais afetada e a cidade toda destruída... Um amigo meu que é da cidade (descendente de alemão )  sempre diz que o que vemos na televisão não corresponde a verdadeira realidade do que foi tudo aquilo.

     Em 2012 Saiu aqui no jornal mas  não lembro direito a notícia , só lembro que dizia que o prefeito junto com a secretária e um outro funcionário tinham desviado os milhões das doações para a recuperação da cidade... E um belo dia chego na casa da minha sogra ela tinha separado a reportagem para eu ler e me perguntava inconformada o porque de o prefeito ter feito aquilo? Só pude responder: eu não sei! Noticias importantes sempre tem vaga para um artigo no jornal.

     Pois é isso pessoal! Tem um pedacinho aqui da Suíça aí no Brasil, e quem mora no Canto de Fribourg aqui sabe e conhece a cidade pelo nome, sabem até mais do que eu que morava no Rio de Janeiro e não conhecia História da Cidade e não entendia o porque deles falarem em Nova Friburgo!

     O Blog também é cultura ! Que coisa Chique! Espero que tenham gostado do post e não esqueça de deixar o seu comentário , curti a nossa página no facebook e seguir o blog!

                                                       Beijo pessoal!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube