quarta-feira, 2 de julho de 2014



21


Burocracias para o casamento civil no Brasil com um cidadão suíço.

                                                                  Olá pessoal !!

          Essa semana eu estava verificando as estatísticas do Blog e vi que algumas pessoas chegam ao Blog por pesquisas sobre as papeladas e burocracias para se efetuado o casamento no civil com um estrangeiro. E é verdade!! É uma burocracias chata que se faz necessário. Mas independente do casamento ser realizado no Brasil ou na Suíça se tem pela frente esses trâmites de papeladas .

Burocracias para o casamento civil no Brasil com um cidadão suíço.          Quem acompanha o Blog sabe que eu sou casada com um suíço, me casei no Brasil,  então eu irei contar a minha experiência, como foi os trâmites no cartório até o grande dia. Mas lembrando que as informações valem para Casamento de  Brasileiro com Estrangeiros no Brasil, porque as burocracias são as mesmas.

          Vamos as papeladas e as Documentações necessárias

          Para o Brasileiro fica valendo as mesmas documentações como todo cidadão brasileiro.

            Brasileiro
  • Solteiro: Certidão de Nascimento (expedida com no máximo 06 meses) + Documento de Identificação (original) + número do CPF;
  • Divorciado: Certidão de Casamento com averbação do Divórcio (expedida com no máximo 06 meses) + Documento de Identificação (original) + número do CPF + Cópia da Carta de Sentença de Partilha de Bens;
  • Viúvo: Certidão de Casamento (expedida com no máximo 06 meses) + Certidão de Óbito do(a) Cônjuge + Documento de Identificação (original) + número do CPF + Certidão Negativa dos Cartórios de Registro de Imóveis da cidade onde ele(a) residia quando faleceu (caso o falecido(a) não tenha deixado bens) + Certidão Negativa do Detran e Certidão Negativa da Junta Comercial. Caso o falecido(a) tenha deixado bens, cópia do Inventário.
             
           Estrangeiro
  • Solteiro: Certidão de Nascimento (expedida com no máximo 06 meses) + Declaração de Estado Civil e Declaração de Residência + número do CPF + Passaporte.
  • Divorciado: Certidão de Casamento com averbação do Divórcio (expedida com no máximo 06 meses) + Declaração de Estado Civil e Declaração de Residência + número do CPF + Cópia da Carta de Sentença de Partilha de Bens + Passaporte.
  • Viúvo: Certidão de Casamento (expedida com no máximo 06 meses) + Certidão de Óbito do(a) Cônjuge + Declaração de Estado Civil e Declaração de Residência + número do CPF + Passaporte.
Observação: Todos os documentos do estrangeiro devem ser levados ao Consulado do Brasil no país onde foi expedida a declaração do estado civil e de residência para serem legalizados.

     Os documentos do estrangeiro terá de ser traduzido por um tradutor juramentado ( no meu caso no site do Consulado Geral da Suíça é disponibilizado endereços de tradutor juramentado) . Depois as traduções  dos documentos terão  de ser levadas  no Cartório de títulos para serem reconhecidas. 

    Então tudo isso é pago, além da taxa do casamento ainda tem os gastos com as traduções e com o reconhecimento delas no cartório de títulos. Depois  é só o casal levar toda essa papelada no Cartório de Registro civil acompanhado de 2 testemunhas ( as testemunhas com os documentos em mãos) , e dar entrada no casório.

      Espero que tenha sido esclarecedor e para quem vai casar  independente da nacionalidade dos noivos desejo felicidades, harmonia, compreensão, paciência, respeito e muito amor!!

        Deixe o seu comentário! Lembrando que pode curtir a nossa página no face  e acompanhar o blog na opção de seguir!! Beijos pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube