sexta-feira, 10 de janeiro de 2014



21


10 Curiosidades sobre a Suíça.

          Acredito que para  muitos quando se ouve  falar da Suíça a primeira coisa que vem a mente são: os Alpes suíços , chocolates (delicioso diga-se de passagem), queijos , relógios e o frio... Ah , claro não posso esquecer da neve.

          Como o tempo vai passado vou descobrindo um pouco mais desse país que tem toda uma beleza, gente de toda parte do planeta . São portugueses, árabes, chineses, coreanos, espanhóis, brasileiros, franceses,bolivianos,russos etc. Enfim muitos povos que em sua maior parte vieram em busca de trabalho porque com a crise que afetou também a Europa , não está bom pra ninguém, que o diga os portugueses e franceses que praticamente estão migrando para Suíça.
     
                         Deixando a parte política de lado vamos  as curiosidades ?

   
                 * Todos os rapazes suíços são obrigados a servi  o serviço militar. Nos 2 últimos anos em algumas cidades eles não foram convocados porque já tinha muito contingente. Até teve eleição no ano passado para saber se permaneceria obrigatório. Decidiram que continua obrigatório.

                 * A Suíça é um país neutro e não se envolve em guerras de outros países.

                 * Aqui é alto o índice de suicídio , mas segundo uma pesquisa realizada em 2013 , a taxa de suicídio caiu. Agora é uma questão de saúde pública a depressão, e tem clínicas para tratamento. Se uma pessoa tenta o suicídio ela é internada querendo ou não tratamento é obrigada porque é um risco para ela e para o outro. E tem muita gente internada se tratando. A tia do meu marido é enfermeira numa clinica.
                                                Link da reportagem:
http://www.swissinfo.ch/por/sociedade/Tentativas_de_suicidio_em_uma_cidade.html?cid=36830730

                * Os jovens depois que terminam o serviço militar podem levar para a sua residência as armas, fuzis... Confessa que se chocou com essa! Eu me transportei para o nosso país visualizando como seria. Mas calma , teve um plebiscito uns anos atrás questionando se era uma boa continuar ou se as armas seriam guardadas num arsenal... O povo quis continuar levando as suas armas para casa . Aqui é democracia , o povo que tem a palavra final.

              * A Suíça é capaz de abrigar toda a sua população num abrigo nuclear se um dia sofrer uma ameaça de guerra nuclear. Por um ano é possível sobreviver com comida, água e todo suprimento necessário. Alguns prédios são construídos com abrigo, aqui perto ao lado da escola tem um desses abrigos, o meu prédio não tem ( ai meu Deus!)  mas a 100 m dois tem prédios que possuem ( uffa!)... Mas todos estão seguros como eu falei ( País neutro né?) , assim espero.

              * A Nestlé é Suíça, você sabia? Eu só soube quando eu visitei a Suíça pela primeira vez.  Já visitei a fabrica de chocolates, sua sede,  e o Museu de Alimentos. A fábrica de chocolates tem visita guiada com direito a degustação ... Muito bom!
10 curiosidades sobre a Suíça.
Maison de Cailler (Nestlé)
10 curiosidades sobre a Suíça.
Nestlé Suíça SA

             * A Capital da Suíça é Berna.

             * São 4 as línguas oficiais da Suíça. O francês, alemão, italiano e romanche.

             * As simpáticas vaquinhas por aqui tem tratamento vip, na primavera elas sobem as montanhas para desfrutar o ar e se alimentar bem e produzir um bom leite (vaquinhas mimadas gente!). Depois quando chega o fim do verão elas descem para as suas casas com direito a cortejo e tudo. Faz efeito todo esse tratamento porque os queijos e os leites tem me engordado , as simpáticas vaquinhas devem tomar fermento misturado com a grama, só pode porque estou aqui inchada como prova.

         
10 curiosidades sobre a Suíça.
Cortejo das simpáticas vaquinhas.

10 curiosidades sobre a Suíça.


                       *Na Suíça se come carne de cavalo... Não fiquem chocados! Hábito cultural gente. Pura e simplesmente! No início eu me perguntava como uma pessoa consegue comer o coitado do cavalo, hoje já vejo como costume mesmo. Na primeira vez que eu me manifestei num grupo de amigos , eles retrucaram me perguntando o porque de eu não querer comer? Eu respondi por pena, que cavalo é bonito. Eles me perguntaram se eu não tinha pena do frango, da vaca, do boi e do peixe... Então é melhor cada um com o seu costume né? Para matar a curiosidade de você eu não experimentei  e nem tenho vontade. Está bom assim, prefiro o meu frango , peixe e o meu bife


                       Lembrando que você pode deixar o seu comentário, seguir o blog e curti a página do facebook. Até o proximo post!

                         
               


       

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube