terça-feira, 7 de janeiro de 2014



15


Como são as casas na Suíça?

      Hoje eu estava pensando no que escrever nesse post e quando me falta ideias lembro das perguntas que as pessoas me fazem , na curiosidade de saber do país , de como são as coisas por aqui. Sempre ouço essa pergunta : Como são as casas na Suíça? Então esse é o post de hoje!

     Na Suíça tudo é muito prático (às vezes prático até demais) , as casas são bem organizadas em sua estrutura e disposição dos ambientes ,  todas as casas tem um porão que eles chama de La cava e se não for porão é um outro cômodo a parte que você pode guarda tudo para não "entulhar" na casa ,  em todas as casas que eu visitei e até na minha lá fica também  o freezer grande, vinhos e todas aquelas coisas que a gente se apega e não quer jogar fora... Sabe como é né? Eu moro em apartamento e a La cava fica no subsolo do prédio. Cada apartamento tem a sua sala ( a tal La cava). Diz pra mim que deu para entender gente!

    Uma coisa que para mim é super estranho é que aqui não tem ralos nas cozinhas, nem nos banheiros.
     E eu com  a nossa mania de brasileiros de jogar água em tudo na hora da faxina que dá aquela sensação de limpeza ... Sufoco!!! Sufoco total!! Praticidade demais né? E a faxina? Fica parecendo banho de gato porque vamos nos paninhos, no papel toalha , nos produtos para ficar cheiroso , acabo guardando bem no fundo, no mais profundo interior do ser humano a vontade louca de jogar água em todo ladrilho do banheiro. Satisfaço a vontade somente na parte de dentro no boxe do banheiro do quarto e no ladrilho acima da banheira do  banheiro principal de casa. Uma curiosidade  por aqui é que a máquina de lavar e a secadora de roupas  fica no banheiro principal .Não temos área  de serviço.Ninguém tem área de serviço!
Como são as casas na Suíça?
Banheiro principal da casa.

Como são as casa na Suíça?
Lavadora e Secadora de roupas.
     
    Para ser bem sincera eu não sou muito chegada nessa secadora, porque a roupa sai daí tão amassada que mais parece que as  simpáticas vaquinhas da Suíça mastigaram  essas roupas durante 2 dias e entregaram depois aqui em casa . Fica difícil para eu  passar depois as camisas de botão do meu marido... Sufoco total!! Ahhh tá bom confesso também que sou péssima na arte de passar roupas, as simpáticas vaquinha não são as únicas culpadas! Ficaram satisfeitas agora?Confessei! Que Trágico!

    Na cozinha uma outra praticidade que não vejo muita vantagem: a lavadoura de louças. Antes de por tudo nela tenho de passar uma água ou um papel toalha, é mais fácil passar uma água com mais vontade e uma bucha que está tudo limpo. Mas uso a lavadora  porque assim tem mais durabilidade os esmaltes na unha. Também não sou boba nem nada!Viva a praticidade!



        O fogão é muito bom mais já passei um sufoco com ele na hora de fazer o almoço, caiu água na hora de eu colocar a panela no fogo fui secar e a água ativou  a trava de segurança do fogão,  me impossibilitando de fazer o almoço para o meu marido que vem almoçar em casa . Moramos a 2 minutos do trabalho dele.Ficou lá a chave brilhando para mim... Nesse dia foi uma linda salada , uma lata de atum e ovo frito depois que ele chegou e destravou o lindão aí de baixo pude fritar o ovo.
Como são as casas na Suíça.
O tal fogão.
         
        Assim que me mudei para Suíça sempre me perguntaram e me perguntam ainda do frio aqui, realmente é muito frio, mas tanto  aqui no blog ou no face digo do aquecedor e que todas as casas possuem um sistema de aquecimento, alguns movidos a combustível (Diesel) , a lenha , em prédio são em sistemas elétrico mas nos 3 casos aquecem bastante e dentro de casa 24, 25 º C. Uma maravilha!

Como são as casas na Suíça?
Sistema de aquecimento.
   
        Com esse sistema é possível escolher em qual cômodo você quer mais quente ou mais frio , dá para regular de acordo com o seu frio! Olha a praticidade aí de novo!

       E para fechar o tour pela minha residência o forno e a geladeira ... Tenho colecionado algumas queimaduras com  ele , produto raro nas residências na Suíça são os fornos de microondas então vou me queimando porque sempre acho que o forno não está tão quente. E como disse antes todos tem uma geladeira na cozinha e um freezer na la cava para o caso de nevar muito e não ter como ir ao mercado.

   
Como são as casas na Suíça?
Forno e geladeira.
       E assim vou levando a vida por aqui, vivendo as minhas aventuras com os afazeres doméstico ou nos passeios, enfim no cotidiano dessa vida na Europa. Com suas diferenças seja nos hábitos ou cultuais sempre é um enriquecimento para minha vida. 

      Beijos e não esqueça de deixar o seu comentário , lembrando também que tem a opção de seguir o blog, ou google + e curtir a página no facebook.


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube