terça-feira, 7 de janeiro de 2014



15


Como são as casas na Suíça?

      Hoje eu estava pensando no que escrever nesse post e quando me falta ideias lembro das perguntas que as pessoas me fazem , na curiosidade de saber do país , de como são as coisas por aqui. Sempre ouço essa pergunta : Como são as casas na Suíça? Então esse é o post de hoje!

     Na Suíça tudo é muito prático (às vezes prático até demais) , as casas são bem organizadas em sua estrutura e disposição dos ambientes ,  todas as casas tem um porão que eles chama de La cava e se não for porão é um outro cômodo a parte que você pode guarda tudo para não "entulhar" na casa ,  em todas as casas que eu visitei e até na minha lá fica também  o freezer grande, vinhos e todas aquelas coisas que a gente se apega e não quer jogar fora... Sabe como é né? Eu moro em apartamento e a La cava fica no subsolo do prédio. Cada apartamento tem a sua sala ( a tal La cava). Diz pra mim que deu para entender gente!

    Uma coisa que para mim é super estranho é que aqui não tem ralos nas cozinhas, nem nos banheiros.
     E eu com  a nossa mania de brasileiros de jogar água em tudo na hora da faxina que dá aquela sensação de limpeza ... Sufoco!!! Sufoco total!! Praticidade demais né? E a faxina? Fica parecendo banho de gato porque vamos nos paninhos, no papel toalha , nos produtos para ficar cheiroso , acabo guardando bem no fundo, no mais profundo interior do ser humano a vontade louca de jogar água em todo ladrilho do banheiro. Satisfaço a vontade somente na parte de dentro no boxe do banheiro do quarto e no ladrilho acima da banheira do  banheiro principal de casa. Uma curiosidade  por aqui é que a máquina de lavar e a secadora de roupas  fica no banheiro principal .Não temos área  de serviço.Ninguém tem área de serviço!
Como são as casas na Suíça?
Banheiro principal da casa.

Como são as casa na Suíça?
Lavadora e Secadora de roupas.
     
    Para ser bem sincera eu não sou muito chegada nessa secadora, porque a roupa sai daí tão amassada que mais parece que as  simpáticas vaquinhas da Suíça mastigaram  essas roupas durante 2 dias e entregaram depois aqui em casa . Fica difícil para eu  passar depois as camisas de botão do meu marido... Sufoco total!! Ahhh tá bom confesso também que sou péssima na arte de passar roupas, as simpáticas vaquinha não são as únicas culpadas! Ficaram satisfeitas agora?Confessei! Que Trágico!

    Na cozinha uma outra praticidade que não vejo muita vantagem: a lavadoura de louças. Antes de por tudo nela tenho de passar uma água ou um papel toalha, é mais fácil passar uma água com mais vontade e uma bucha que está tudo limpo. Mas uso a lavadora  porque assim tem mais durabilidade os esmaltes na unha. Também não sou boba nem nada!Viva a praticidade!



        O fogão é muito bom mais já passei um sufoco com ele na hora de fazer o almoço, caiu água na hora de eu colocar a panela no fogo fui secar e a água ativou  a trava de segurança do fogão,  me impossibilitando de fazer o almoço para o meu marido que vem almoçar em casa . Moramos a 2 minutos do trabalho dele.Ficou lá a chave brilhando para mim... Nesse dia foi uma linda salada , uma lata de atum e ovo frito depois que ele chegou e destravou o lindão aí de baixo pude fritar o ovo.
Como são as casas na Suíça.
O tal fogão.
         
        Assim que me mudei para Suíça sempre me perguntaram e me perguntam ainda do frio aqui, realmente é muito frio, mas tanto  aqui no blog ou no face digo do aquecedor e que todas as casas possuem um sistema de aquecimento, alguns movidos a combustível (Diesel) , a lenha , em prédio são em sistemas elétrico mas nos 3 casos aquecem bastante e dentro de casa 24, 25 º C. Uma maravilha!

Como são as casas na Suíça?
Sistema de aquecimento.
   
        Com esse sistema é possível escolher em qual cômodo você quer mais quente ou mais frio , dá para regular de acordo com o seu frio! Olha a praticidade aí de novo!

       E para fechar o tour pela minha residência o forno e a geladeira ... Tenho colecionado algumas queimaduras com  ele , produto raro nas residências na Suíça são os fornos de microondas então vou me queimando porque sempre acho que o forno não está tão quente. E como disse antes todos tem uma geladeira na cozinha e um freezer na la cava para o caso de nevar muito e não ter como ir ao mercado.

   
Como são as casas na Suíça?
Forno e geladeira.
       E assim vou levando a vida por aqui, vivendo as minhas aventuras com os afazeres doméstico ou nos passeios, enfim no cotidiano dessa vida na Europa. Com suas diferenças seja nos hábitos ou cultuais sempre é um enriquecimento para minha vida. 

      Beijos e não esqueça de deixar o seu comentário , lembrando também que tem a opção de seguir o blog, ou google + e curtir a página no facebook.


 

15 comentários:

  1. Nossa que diferente, e essa geladeira? nossa nunca tinha visto, adorei!

    http://docemakesfraan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que perfeitooo! Querendo conhecer a Suíça urgentemente kkk' Adorei a parte: colecionado algumas queimaduras com ele - o forno kkk' foi ótimo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. É tudo muito prático, mas a gente deve estranhar bastante no começo né??? Achoq ue eu ia lavar a casa e enxugar na marra, porque é tão bom dar aquela lavada geral... hihihi, Agora que você matou a nossa curiosidade das casas fiquei com uma bem maior: as simpáticas vaquinhas!!!! hihihihi
    PAZ E LUZ SEMPRE FLOR

    ResponderExcluir
  4. Super parecida com as casas aqui na Holanda e guria eu amo minha máquina de secar tiro as roupas direto para o guarda-roupa o segredo está na quantidade e como você coloca. Se colocar pouco esquece kkkk eu coloco sempre 2x máquina de lavar ou seja espero uma máquina acabar coloco as roupas abertas uma encima da outra. E cuidado lá e camisas a tendência e ficar pppp na máquina de secar. Testa e me conta beijos

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de conhecer a Suíça! Essa la cava quando você descreveu me veio a imagens de filme de terror na cabeça sabe, com porão e tudo mais, nós brasileiros que não somos muito acostumados com isso. Achei diferente a casa e super pratica realmente, bem interessante!

    Beijão!
    http://nayaraoferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal, amei essa geladeira, nunca tinha visto não.. rs
    http://www.pensando-publicando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal, faz lembrar bem o estilo das casas no Canadá, muito legal conhecer um pouco da cultura do outro, obrigado por compartilhar conosco, bjão :D

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkk
    roupa amassada to fora rs
    e praticidade na cozinha
    que maravilha
    linda noite
    ♥ Nanda ♥
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Olá Lisa, menina eu amei seu apartamento, as fotos são muito lindas. O que é aquele fogão? UAU! babei aqui. Hahahahahahaha
    Mas falando d tour agora, achei maravilhosos conhecer seu cantinho, saber como funciona as coisas ai na Suíça, não imaginava o que era Lá Cava, sempre via este bendito nos filmes, mas pra mim era um porão entulhado de coisas velhas, porem não deixa de ser, mas também trás uma utilidade enorme. Bem que no Brasil poderia ter disso também, já que brasileiro adora guardar coisas velhas. Hahahahaha
    Outro ponto interessante é sobre não ter ralos. Perae, como não tem ralos? OLA? da forma que eu gosto de chocar aguá e tudo, não conseguiria viver sem meus ralos.
    Nossa é tanta coisa...Há já iria me esquecendo, sua geladeira é formidável, ela parece um armário. O senhor porque no Brasil não é assim?Hahahahahaha
    Flor eu adorei conhecer seu canto, adorei saber um pouco sobre como esta sendo tudo.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei a proposta do teu blog! É a primeira vez que venho aqui e com certeza virei muitas mais.
    O formato da casa é lindo, muito parecido com o formato americano.
    Parabéns pelo trabalho!
    Super beijo.

    http://fernandapetit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Menina que geladeira é esta? Amei e seu fogão, quero um .
    Achei estranho d + a maquina de lavar no banheiro e contar a falta de ralos na cozinha e sem área de serviço, que loucura, mas como vc mesma disse é cultural.
    Foi bom saber faz mais curiosidades deste tipo.

    ResponderExcluir
  12. Meu namorado me contou que e assim msm... o primo dele mora em Zurich e dizem que e muito bonitas as casas a sua e bem diferente do primo dele :) mais adorei a sua casa rs' vou fazer fotos da minha casa tmb e mostrar bjos
    www.perversastyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lisa, adorei o post e conhecer sua casa! Que prático, heim, essa coisa dos eletrodomésticos ficarem escondidos atrás das portas dos armários, adorei isso. Ai ai se eu mostro como está aqui em casa! Uma bagunça!

    Bjos
    Dana Araujo
    http://botoabocanomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. muuuito diferente mesmo rs adorei o post, bem interessante!

    Beijinhos,
    Blog Manias de Beauté! - Fan Page - Youtube - Twitter - Instagram

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube