segunda-feira, 15 de dezembro de 2014



11


Violência no parto #Agressão no parto # Eu Não passei por isso!,

                                                             Olá pessoal!

   Na semana passada eu estava  fazendo umas pesquisas na internet e vi alguns relatos (na verdade vi muitos) de mulheres que infelizmente passaram por isso num momento que é tão delicado para nós. Achei um absurdo o que algumas delas passaram na hora do parto.

   O que me surpreendeu foi que nunca imaginei que algumas situações e atitudes poderia ser classificado como violência no parto. Lembro de  quando eu era mais nova a esposa de um primo meu relatar que ouviu uma enfermeira dizer para uma paciente que reclama de dor que "na hora do bem bom duvido que tenha reclamado de dor". Essa frase é considerada violência no parto e antes eu não sabia ,  tinha uns 13, 14 anos na época.

  Comecei a pesquisar bastante sobre parto esse ano por ter engravidado e ter tido a minha pacotinho que é a coisa mais linda mãe babona demais gente!
Violência no parto#Agressão no parto#Eu não passei por isso!

   No meu parto eu queria normal , quando as contrações do parto ficou muito forte me foi perguntado se eu queria tomar a peridural para amenizar a dor ,mais acabei não tendo dilatação suficiente apesar de ter tomado medicação para induzir a dilatação e nesse caso a enfermeira que me atendia me perguntou se eu autorizava a medicação para induzir a dilatação. Na sala de cirurgia para fazer a cesária a enfermeira também me avisou e ao meu marido na hora que ela ia fazer aquela pressão para o bebê sair , ela nos disse que iria fazer um movimento que era normal, nos avisou antes de fazer o movimento.Isso é o correto!

   Apesar de querer muito o parto normal, eu morria de medo de ter de fazer a Epsiotomia ( aquele corte que se faz para "ajudar " a passagem do bebê no parto normal) . No Brasil muitos a consideram normal e necessário para a saída do bebê, aqui na Suíça só é feito se for extremamente necessário, no tempo que fiquei na maternidade eu participei de uma palestra de amamentação com mais 10 mulheres só vi 1 menina que passou pela epsiotomia e somente eu que tinha feito a cesária.  E na minha gravidez fiz alguns cursos de mamãe, e de preparação de parto e neles me foi orientado a fazer exercícios para o períneo para prepara-lo para o parto e evitar a epsiotomia.

   Infelizmente no Brasil falta essas informações para nós mulheres, minha irmã teve 3 gestações e em nenhuma ela foi orientada sobre as escolhas e a vontade dela, ela teve nas 3 gestações o corte no parto natural. Lembro de ter ouvido de uma mulher há vários anos atras , que na 2º ou 3º  gravidez ela não precisou fazer a epsiotomia e eu preconceituosa e sem nenhuma informação até por ser bem jovem devia ter uns 17 anos pensei: " nossa como não deve estar?" . Infelizmente isso está na cabeça de várias pessoas que como eu não tinha e não tem informação. Não precisar de epsiotomia e o médico fazer é sim agressão e uma violência no parto.

   Muitas mulheres não precisam fazer cesária ,está ótima o seu bebê também mas muitos médicos por facilidade e conveniência de horários até porque o parto natural é demorado e imprevisível os médico aconselham a cesária. Uma amiga no Brasil a sua médica marcou a cesária porque na época prevista do parto ela iria estar de férias, minha amiga fez cesária. Isso é considerado uma agressão também se a escolha da mãe for um parto normal.

     Bem meninas o que nos falta realmente é informação, não devemos deixar que o médico e equipe façam a nossa escolha porque o corpo é nosso. Se está tudo bem com você e o seu bebê é a sua decisão sempre! Mas nunca colocando em risco a sua vida e a do seu bebê. Por isso Pré Natal é importantíssimo .

                                                 Beijo pessoal! Deixe o seu comentário!

11 comentários:

  1. Nossa, esses fatos de ignorância por parte das enfermeiras no momento do parto já ouvi muito falar também.
    Se gritar é pior, tem que comer a dor calada, se não elas não ajudam e ainda criticam, isso é um absurdo!
    Eu não tenho filhos, nunca passei por isso, mas pretendo ter e já sofro por antecedência em saber desses casos.tenho muito muito medoooo.
    Espero que no meu caso seja diferente.

    Bjus,
    Blog Só para Mulheres,
    http://blogsopmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter tido um bom parto
    e não ter tido violência obstétrica
    infelizmente aconteceu comigo
    também sempre quis ter um parto normal
    é como você falou a escolha é nossa

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Oi Lisa, que post maravilhoso, eu não sabia que já tinha esse termo de violência no parto, mas antes d saber já achava uma maldade o que faziam com as mulheres no momento mais difícil que é o parto, já ouvi muitas mulheres dizerem que ouviram enfermeiras e médicos dizerem coisas como a q citou e até piores, é muito normal isso no Brasil, eles não tem um pingo de educação e solidariedade com as mulheres, minha prima quase perdeu o bebê pq o médico queria induzir o parto normal sem ter como, qnd não precisa de cesária querem fazer, qnd precisa não querem ... vai entender ne, esses dias msm vi na tv uma mãe que perdeu o neném por negligência médica, demoraram muito a fazer o parto dela. Graças a Deus vc não passou por nada disso e que na Suíça há mais respeito. beijocas

    ResponderExcluir
  4. É amiga.... as enfermeiras são assim mesmo... Infelizmente! Como pode uma pessoa estudar para cuidar de outra e ser tão intolerante assim? Eu vejo muitas mãos, aqui no Brasil reclamando do SUS, onde há a maior violência! O Governo insiste em partos normais, pois o custo é menor. Minha cunhada, por exemplo, sofreu 18 horas, para no final, ter uma cesárea de emergencia. Já o segundo baby dela, ela se programou, fez um plano e teve cesárea. Eu, desde a minha primeira gravidez, tenho três filhos, quis a cesárea e assim trouxe meus babies ao mundo. Mas sabia que há preconceito para nós, mães que tivemos cesárea? Dizem que não somos mães pois não sentimos as dores do parto, também vejo muito falar que cesárea não é parto, é uma intervenção cirúrgica. Esses dias, debati com uma mãe no Facebook que veio falar que tem pena dos meus filhos e que fui egoísta em pensar só em mim e optar pela cesárea, que judiei deles... oO É mole?
    Eu acho o parto casárea muito mais tranquilo, e pelo contrário, nem a gente e nem os nossos filhos sofrem... Acho tão mais tranquilo... mais confortável. O normal, ainda tem essa coisa da violencia... =(
    Adorei seu post... se deixar, escevo aqui até amanhã.. .rsrsrs

    Beijinhos
    www.julianefreire.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas a escolha é nossa... Mas no Brasil temos um caso sério de falta de informação e discriminação, pois se uma mãe opta pela cesárea, passa a ser "crucificada".... Acho que a escolha de todas devem ser respeitadas.
    bjk

    ResponderExcluir
  6. Toda mãe deve ser babona, rs rs Aproveita!
    Sim, também acredito que informação seja o diferencial na vida, e a scolha deve ser da mãe, sempre, mas no Brasil não há órgãos que efetivamente leve a informação correta aos pais, e isso acaba pela imposição de alguns profissionais, inclusive, por médicos, como na imposição da cesária, ao afirmarem ser a melhor opção p/ a mãe - a maioria das vezes, para eles, pois não tem que ficar horas no hospital a espera do melhor momento para o parto normal - chato, mas verdade.
    Que bom que aí na Suíça as coisas funcionam como deveriam ser.
    Aproveite a pequena filhota, pacotinho (chamava assim meu sobrinho quando nasceu, pois vivia empacotadinho em roupas). rs
    bj

    ResponderExcluir
  7. Rapaz que post maravilhoso, muito informativo ameii!!
    Como não tenho filho desconheço de várias coisas!!
    Por isso que é bom a informação!!
    bjux

    ResponderExcluir
  8. Nossa, lendo essas coisas eu fico até com medo de ter um bebe kkkkk, espero que como você eu não sofra 'violencia' antes do parto e que meu parto possa ser normal sem o corte; me deu até agonia kkkkk. '-'
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente no Brasil falta tudo, falta informações, equipe competente e que faz por amor, mais não culpo só eles não... é bom saber que existe países que realmente se preocupam com a vida...

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  10. Tive meus dois bebês com a cesariana e pior que não me arrependo, rsrs, morria de medo do parto normal e além de sempre querer esse parto, não poderia ter normal pq o primeiro passou da hora de nascer e o segundo foi marcada a laqueadura. Mas eu já ouvi muito as meninas falando sobre essas "piadinhas" soltadas a elas na hora de dar a luz normal, acho tão desnecessário, pois mesmo que seja escolha da mãe ter o bebê normal, jamais ninguém terá direito de jugá - la ao sentir dor, todas sabemos o quão difícil é o parto normal e admirável quem faz essa escolha. Mas infelizmente existe muito isso :(
    Bjos

    www.vaidosaborboleta.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa amiga já ouvi tanta coisa do que eles fazem na hora do parto.. tipo esperar até o último momento, corta a mulher toda ( enfermeiras aprendendo ) forçar o parto normal tirar o bebê com fórceps ... sem contar as piadinhas... Que optei pela Cesária... melhor do que meu bebé sofrer na hora do parto e eu ouvi piadinhas humilhantes... Total falta de respeito Ne amiga?! O Brasil deveria saber que isso é violência
    Feliz Natal amiga
    Bjos

    www.divaemaquiada.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube