quinta-feira, 28 de novembro de 2013



14


Coleta de lixo na Suíça!

                                                   Boa tarde gente!


                      Tenho acordado aqui com temperaturas negativas, ontem com -6º C e hoje com - 4º C graus é de doer os ossos, partes do corpo que eu nem em sonhos adivinharia que ficariam dormentes de frios como a orelha, a ponta dos dedos e o maxilar, parecia que eu tinha ido ao dentista e levado uma anestesia porque ficou dormente , eu nem sentia ao tocar o meu maxilar tudo porque saí e esqueci o cachecol em casa,  o brinco que de tão gelado fiquei com a ponta da orelha doendo. É essa é vida no inverno Suíço que ainda nem começou  ainda estamos no outono.

                       Ainda falarei muito do frio por aqui então  hoje no blog vou comentar um pouco da coleta de lixo e como funciona. Particularmente eu achei super bacana e fiquei com inveja de no Brasil não ser assim. Ainda lembro como no Rio de Janeiro teve um problema com o fechamento de um aterro sanitário e se tivesse no Brasil a implantação da coleta daqui seria bem melhor, é claro com a ajuda do povo e a conscientização sendo o mais importante a informação e educação ambiental de como é importante reciclar o lixo.


déchetterie
(Eliminação de resíduos)

               O procedimento é super simples e cada cidade tem a cor do seu saco de lixo, e nos supermercados de cada cidade vende somente a sua cor. O que não é reciclável  colocamos no saco , no condomínio que eu moro tem 2 caçambas de alumínio e posso jogar ali o lixo simples da cozinha e da lixeira do banheiro, e como curiosidade já vou dizendo que não é permitido jogar o papel higiênico na lixeira se joga no vaso e quando eu soube lembrei logo de banheiro de shopping com cartazes para não jogar papel no vaso aí no Brasil, mas somente o papel higiênico que se pode jogar no vaso meninas entenderam? Cotonete, absorvente, vidro de desodorante, cabelo de escova todos os outros lixos referente a nossa higiene é na lixeira pequena no banheiro e colocamos no nesse saco de lixo direto para a caçamba de alumínio. E todo sábado vamos vamos a Déchettérie que é o centro de eliminação de resíduos o nosso "lixão".



A déchetterie abre 3 vezes na semana e você paga uma taxa anual e ela é
obrigatória só a título de curiosidade também ok? Se paga muitos impostos mas se vê o resultado  é o que me deixa triste quando lembro de como são as coisas no nosso país mas hoje o post é da coleta então irei voltar ao nosso post de hoje e explicar como funciona a déchettérie.
                
 Você seleciona na sua casa todo o seu lixo reciclável: 
*Tudo o que for de papelão como caixa de leite, jornal, revistas, encarte de loja etc;
*Todos os vidros de conserva e garrafas e copos. Lá tem o lugar de cada cor que se
 tem de colocar cada vidro, se for verde ou marrom por exemplo você tem de coloca no lugar corresponde;
                 * Latinha de cerveja e de enlatado,  garrafas pet, pão, e se na sua casa tiver árvore e você podar
você tem de ir lá levar o seu lixinho, óleo, pilha. Tem o lugar certinho para todo o seu lixo;
* Comprou o móvel novo? É lá que você tem de se desfazer do velho. Simples assim.
                      Tudo muito organizado e apesar de ser um lugar que você se desfaz do seu lixo doméstico é tudo muito limpo e não tem cheiro ruim.



Todo mundo chega de carro a déchetterie é em formato da letra U então enquanto
a contornamos vamos nos desfazendo do nosso lixo, começamos com os papéis e papelão e terminamos com a garrafas pets , de leite e pão velho. 

Não preciso dizer que esse sistema de coleta seletiva funciona até acredito que possa
ter aqueles que não a façam direitinho porque sempre se tem a exceção , mas no geral  no que eu vejo é muito eficiente sim.

Boa tarde fiquem com Deus e se cuidem! Lendo o blog deixe o seu comentário! Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube