quarta-feira, 6 de novembro de 2013



11


Organização Suíça.

                                                          Boa Tarde gente!

                          Eu sempre fui desorganizada,  admiro quem tem o dom da organização porque sou péssima seja com quarto,  necessaire , bolsa nem se fala ( mas aí é defeito feminino acredito que vocês meninas sofrem do mesmo) e o meu lado do armário?  O lado do meu marido parece as prateleiras de loja masculina tudo organizadinho... Morro de inveja porque posso arrumar o meu hoje que daqui a 2 dias começa a desordem.
   
                         Então estou aqui imaginando como a cidade consegue se organizar e saber de todos os moradores? Pois aqui é assim, eu estou registrada na cidade, eles sabem o número certinho de habitantes, e se um dia eu for me mudar para outra cidade, eu terei de me inscrever na outra cidade. Tem um órgão que cuida disso tudo e se chama Comuna, funciona como uma prefeitura  muito organizado e trabalha para o bem da cidade, melhorias, fiscalização, se você quiser fazer um puxadinho na sua casa tem de pedir autorização vão na sua casa e tudo e se disserem não, já era lá se foi o puxadinho.

                   
                        A Suíça é um país com democracia plena, qualquer mudança que querem fazer em algo, lá se vão os suíços as urnas. A empresa que meu marido trabalha uns 2, 3 anos atrás quis construir do outro lado da rua uma expansão , eles foram as urnas votar se sim  ou não , para a população ver se seria benéfico para a cidade e para permitir a construção, mas aí só a cidade onde seria construído.E deram o sim. Em agosto teve eleição na verdade tipo um plebiscito, mas no país todo para votarem:
              * Se a vacinação seria disponível para toda a população ou para a idade de risco (os idosos e crianças);
              * Uso de véu nas escolas pelas muçulmanas;
              * Se continua obrigatório serviço militar.
              *Se as lojas de conveniência nos postos de gasolina poderiam funcionar 24 horas.
                 
                    Em algumas cidades teve itens a mais porque é particularidade para o bem dela em questão e que eu não lembro agora.

                   O voto aqui não é obrigatório, e as cédulas chegam na sua residência na sexta-feira para você ir no domingo exercer a sua cidadania no seu colégio eleitoral. E junto com uma cartilha te explicando tudo de cada item  a ser votado, aí é só  marcar o seu sim ou não. Uma mordomia né?
               
                  Acho que quem trabalha nos postos de conveniência não gostou muito , e essa questão da hora entrou porque aumentou o índice de acidentes  de carro grave entre os jovens de madrugada estando embriagado, porque eles saem ou vão para a balada e passam no loja para comprar bebida alcoólica.

               




Povo organizado né? Espero que tenham gostado, deixe o seu comentário e se 
você gostou do blog pode seguir, e se for blogueira deixe o seu link que eu te sigo. Beijos !




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube