quinta-feira, 28 de novembro de 2013



14


Coleta de lixo na Suíça!

                                                   Boa tarde gente!


                      Tenho acordado aqui com temperaturas negativas, ontem com -6º C e hoje com - 4º C graus é de doer os ossos, partes do corpo que eu nem em sonhos adivinharia que ficariam dormentes de frios como a orelha, a ponta dos dedos e o maxilar, parecia que eu tinha ido ao dentista e levado uma anestesia porque ficou dormente , eu nem sentia ao tocar o meu maxilar tudo porque saí e esqueci o cachecol em casa,  o brinco que de tão gelado fiquei com a ponta da orelha doendo. É essa é vida no inverno Suíço que ainda nem começou  ainda estamos no outono.

                       Ainda falarei muito do frio por aqui então  hoje no blog vou comentar um pouco da coleta de lixo e como funciona. Particularmente eu achei super bacana e fiquei com inveja de no Brasil não ser assim. Ainda lembro como no Rio de Janeiro teve um problema com o fechamento de um aterro sanitário e se tivesse no Brasil a implantação da coleta daqui seria bem melhor, é claro com a ajuda do povo e a conscientização sendo o mais importante a informação e educação ambiental de como é importante reciclar o lixo.


déchetterie
(Eliminação de resíduos)

               O procedimento é super simples e cada cidade tem a cor do seu saco de lixo, e nos supermercados de cada cidade vende somente a sua cor. O que não é reciclável  colocamos no saco , no condomínio que eu moro tem 2 caçambas de alumínio e posso jogar ali o lixo simples da cozinha e da lixeira do banheiro, e como curiosidade já vou dizendo que não é permitido jogar o papel higiênico na lixeira se joga no vaso e quando eu soube lembrei logo de banheiro de shopping com cartazes para não jogar papel no vaso aí no Brasil, mas somente o papel higiênico que se pode jogar no vaso meninas entenderam? Cotonete, absorvente, vidro de desodorante, cabelo de escova todos os outros lixos referente a nossa higiene é na lixeira pequena no banheiro e colocamos no nesse saco de lixo direto para a caçamba de alumínio. E todo sábado vamos vamos a Déchettérie que é o centro de eliminação de resíduos o nosso "lixão".



A déchetterie abre 3 vezes na semana e você paga uma taxa anual e ela é
obrigatória só a título de curiosidade também ok? Se paga muitos impostos mas se vê o resultado  é o que me deixa triste quando lembro de como são as coisas no nosso país mas hoje o post é da coleta então irei voltar ao nosso post de hoje e explicar como funciona a déchettérie.
                
 Você seleciona na sua casa todo o seu lixo reciclável: 
*Tudo o que for de papelão como caixa de leite, jornal, revistas, encarte de loja etc;
*Todos os vidros de conserva e garrafas e copos. Lá tem o lugar de cada cor que se
 tem de colocar cada vidro, se for verde ou marrom por exemplo você tem de coloca no lugar corresponde;
                 * Latinha de cerveja e de enlatado,  garrafas pet, pão, e se na sua casa tiver árvore e você podar
você tem de ir lá levar o seu lixinho, óleo, pilha. Tem o lugar certinho para todo o seu lixo;
* Comprou o móvel novo? É lá que você tem de se desfazer do velho. Simples assim.
                      Tudo muito organizado e apesar de ser um lugar que você se desfaz do seu lixo doméstico é tudo muito limpo e não tem cheiro ruim.



Todo mundo chega de carro a déchetterie é em formato da letra U então enquanto
a contornamos vamos nos desfazendo do nosso lixo, começamos com os papéis e papelão e terminamos com a garrafas pets , de leite e pão velho. 

Não preciso dizer que esse sistema de coleta seletiva funciona até acredito que possa
ter aqueles que não a façam direitinho porque sempre se tem a exceção , mas no geral  no que eu vejo é muito eficiente sim.

Boa tarde fiquem com Deus e se cuidem! Lendo o blog deixe o seu comentário! Beijos!

14 comentários:

  1. Super legal isso, mas acho que aqui seria meio difícil, até porque, como tu falaste ali que sempre tem exceções, e no Brasil tem o jeitinho brasileiro de se resolver tudo... com o tempo e a conscientização das pessoas quem sabe?
    Beijos
    http://neuradosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bruna , conscientização é a palavra e infelizmente não é de uma hora para a outra se leva anos e anos, aqui é assim pq sempre foi e estão acostumados. No nosso país é diferente fomos acostumados a não nos importarmos e aceitar tudo com é , sem mudanças. Comodismos mesmo.

      Excluir
  2. Lisa, tô curtindo bastante acompanhar seu blog.
    Mas me diz uma coisa, tem qto tempo que vc está por aí?
    Posso te add no face pra gente trocar uma ideia?

    Um abraço

    https://www.facebook.com/gabriel.paiva.86

    ResponderExcluir
  3. Tudo na suíça parece ser ótimo né ! Nunca pensei em conhecer ai , mas ando acompanhando tudo que fala sobre a suíça e esta parecendo muito interessante ! Beijos te espero em meu blog floor http://odiadiadeumagarota1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lisa, tudo ai do outro lado é bem mais organizado e funciona né, acho no Brasil as coisas são bem diferentes e também acho que este esquema por aqui não funcionaria, para você ver, só citando um exemplo, na empresa multinacional em que trabalho a coleta seletiva não é levada a risca, imagine quando são coletadas nas ruas pelos caminhões, eu não acredito que cheguem ao destino. Dai pensar em organização fica difícil

    Bjokas
    Alê Leca
    Comunidade da Beleza

    ResponderExcluir
  5. Oi que maximo, aqui no brasil acho que as pessoas que são mal educadas mesmo, parece que ninguém quer mudar, por isso ta essa bagunça! Viver em país assim é como viver em outro mundo! bjos

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente aqui no Brasil a situação é bem diferente, se todo mundo fizesse um pouquinho que fosse as coisas seriam bem melhor e não haveriam enchentes como tem. Muito legal ver um pais com essa organização parece que é uma coisa inacreditável sei la... se é porque estamos aqui no Brasil e as coisas são tão deixadas de lado que quando vemos algo assim não acreditamos kkkk
    Bjokas

    Blog Laine Menezes

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito bacana saber dessas informações. Já imagino a cidade como deve ser limpa! Aqui no Brasil nada disso acontece, principalmente pela falta de conscientização das pessoas! Só achei estranho a questão de jogar o papel higienico no vaso..
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. OI Lisa, poxa por aqui no Brasil poderia ser assim também a coleta de lixo.
    Pagar muitas taxas e ver resultado, bem que o Brasil poderia ser assim.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lisa!
    Adoro seus posts, já te falei que vou viajar ano que vem né? Vai que eu conheça um Suíço, hehe.
    Achei muito legal o modo como eles coletam lixo aí, mas tenho quase certeza ao afirmar que aqui no Brasil nunca funcionaria!
    Continue postando com criatividade. Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Eu acho demais acompanhar o blog lisa , vc me deixa super curiosa , e a vontade de conhecer a suiça aumenta rsrs,menina achei a coleta ai bem organizada viu,só achei diferente o papel no vaso sanitário rsrs mas o post foi legal,muita diferença comparado com o braasil né =/
    Beijos,sucesso

    ResponderExcluir
  11. Nossa muito organizado! O pessoal respeita tudo! Assim fica facil reciclar desde crianca tem a concietizacao.. Aqui e tudo mau organizado quando chove em Sao Paulo inunda por causa de tanto lixo nas ruas e rios... Triste... O que da mais vontade de morar em outro pais!
    Imagino o frio! -4 e -6 nao e nada facil!
    Otima semana sua linda!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Ain que lugar diferente do Brasil. País consciente é outra coisa. Aqui as vezes quando passa coletando o lixo, as vezes eles deixam a maior sujeira e bagunça na rua, fica um mau cheiro tremendo... Mas coisas do Brasil, infelizmente ne?!?!
    Bjos

    http://vaidosaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube