quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014



12


Como é morar em outro país?

                                                               Olá, pessoal!



        Hoje o post vai ser para responder algumas perguntas que tenho recebido por eu morar fora do Brasil,  e por ter despertado a curiosidade, interesse... E afinal quem nunca sonhou em sair viajando pelos Estados do Brasil , e arriscou sonhar em conhecer outro país, viajando ou tendo a oportunidade de morar e conhecer outras culturas, outro idioma ? Eu só nunca imaginei  que um dia iria conhecer,  depois casar e vir morar na Suíça . Mas o destino e o amor me trouxe para cá e eis que aqui estou.

        Quem acompanha o blog sabe que vim morar na Suíça porque me casei e meu marido é suíço, então vim para cá com toda uma estrutura montada . não tive que passar dificuldades como procurar emprego, moradia e resolver burocracias sozinha e sem saber me locomover e a quem recorrer. Porque querendo ou não  vim  para um outro país  , língua diferente, cidades diferentes com pessoas que não conheço , não são amigos nem sequer conhecidos e até para pegar um transporte público e ir ao banheiro é diferente ( nos banheiros não se pode jogar papel higiênico na lixeira, se joga dentro do vaso, apesar de ter lixeirinha no banheiro para jogar outras coisas rs).
Como é morar em outro país?



         Daqui a pouco faz um ano que estou morando aqui, apesar da saudade e dos momentos que você quer ter a sua família por perto  como agora eu estando grávida , eu gosto de morar aqui ... A Suíça é um país diferente da realidade que estamos acostumados no Brasil. Adoro o meu país mas sei que tudo que a Suíça tem a oferecer ainda mais agora pensando no meu pacotinho, em toda a estrutura em criar um filho aqui é diferente do Brasil.

          Hoje vi uma reportagem na Record Internacional falando sobre os trens do Rio de Janeiro, conheço de perto a realidade porque sou do Rio... O contraste com os trens aqui é gritante. Os ônibus não são diferentes, a pessoa utiliza , se sente confortável e chegam ao destino sem se sentir cansado e amarrotado e sem parecer que estamos em uma carroça sendo transportados.

Como é morar em outro país?           O povo aqui é mais frio com suas formalidades , no Brasil se conhecermos hoje uma pessoa na fila do banco já estamos conversando e parecendo velhos amigos, ou se vamos numa festa e uma amiga nos apresenta uma outra menina já estamos num papo trocamos telefones , face e já virou uma amiga e damos boas risadas, aqui não... Não tenho nenhuma, só umas colegas. Amiga na verdade tenho uma que já era minha amiga do tempo de faculdade e é casada com o amigo do meu marido foi por eles que conheci o meu marido mas eles estão no Brasil , ela vem só de férias para cá ,  quando não está por aqui fico sem amiga.

            Participo de alguns grupos de brasileiros que moram no exterior e sempre leio sobre preconceitos, dou graças a Deus nunca passei por esses constrangimentos.

             A dica que dou para quem deseja passar por essa experiência de viver uma outra cultura, eu recomento é uma experiência única, enriquece a sua vida, você cresce , amadurece ... Ainda mais eu que sempre acostumada a ter minha família por perto é um crescimento e aprendizado que você leva para vida toda. Só aconselho a vir se estiver tudo bem planejado e organizado, passar aperto em um local desconhecido , sem falar a língua e conhecer ninguém para te ajudar a sair desse aperto é furada.

              Então , se organiza !!
              Você vem a trabalho? Então já venha com o trabalho acertado, e com o local para morar acertado.
              Vem passar as férias? OK! Que maravilha!! Aproveite a sua estadia!

               Decidiu morar? Que ótimo!! Procure emprego, se informa, encontra um moradia, se não sabe a língua entra num cursinho, nos dias de folga, visite a sua cidade , conheça os pontos turísticos , tente se socializar, interagir quando vai comprar alguma coisa mesmo sem saber falar tente se comunicar , foi assim que eu fiz. Entrava numa loja se eu queria comprar algo e não achava no meu francês parco que só vocês vendo eu perguntava, pedia informação, eles são acostumados a estrangeiros e são bem solícitos.

                No mais aproveite a experiência... Parece fácil mas não é e acredito que todos que moram fora do país sabe como é difícil, sabe os sentimentos que passamos quando nos sentimos sozinhos. Mas vale a pena, para mim está valendo.

                Beijos gente!! Espero que tenha sido esclarecedor e tenham gostado... Continuo nos " Posts Desabafo" rs ....Marido continua na Alemanha  a trabalho.

                Deixe o seu comentário e não esqueça de seguir o blog!
             
           

       
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube