quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014



12


Como é morar em outro país?

                                                               Olá, pessoal!



        Hoje o post vai ser para responder algumas perguntas que tenho recebido por eu morar fora do Brasil,  e por ter despertado a curiosidade, interesse... E afinal quem nunca sonhou em sair viajando pelos Estados do Brasil , e arriscou sonhar em conhecer outro país, viajando ou tendo a oportunidade de morar e conhecer outras culturas, outro idioma ? Eu só nunca imaginei  que um dia iria conhecer,  depois casar e vir morar na Suíça . Mas o destino e o amor me trouxe para cá e eis que aqui estou.

        Quem acompanha o blog sabe que vim morar na Suíça porque me casei e meu marido é suíço, então vim para cá com toda uma estrutura montada . não tive que passar dificuldades como procurar emprego, moradia e resolver burocracias sozinha e sem saber me locomover e a quem recorrer. Porque querendo ou não  vim  para um outro país  , língua diferente, cidades diferentes com pessoas que não conheço , não são amigos nem sequer conhecidos e até para pegar um transporte público e ir ao banheiro é diferente ( nos banheiros não se pode jogar papel higiênico na lixeira, se joga dentro do vaso, apesar de ter lixeirinha no banheiro para jogar outras coisas rs).
Como é morar em outro país?



         Daqui a pouco faz um ano que estou morando aqui, apesar da saudade e dos momentos que você quer ter a sua família por perto  como agora eu estando grávida , eu gosto de morar aqui ... A Suíça é um país diferente da realidade que estamos acostumados no Brasil. Adoro o meu país mas sei que tudo que a Suíça tem a oferecer ainda mais agora pensando no meu pacotinho, em toda a estrutura em criar um filho aqui é diferente do Brasil.

          Hoje vi uma reportagem na Record Internacional falando sobre os trens do Rio de Janeiro, conheço de perto a realidade porque sou do Rio... O contraste com os trens aqui é gritante. Os ônibus não são diferentes, a pessoa utiliza , se sente confortável e chegam ao destino sem se sentir cansado e amarrotado e sem parecer que estamos em uma carroça sendo transportados.

Como é morar em outro país?           O povo aqui é mais frio com suas formalidades , no Brasil se conhecermos hoje uma pessoa na fila do banco já estamos conversando e parecendo velhos amigos, ou se vamos numa festa e uma amiga nos apresenta uma outra menina já estamos num papo trocamos telefones , face e já virou uma amiga e damos boas risadas, aqui não... Não tenho nenhuma, só umas colegas. Amiga na verdade tenho uma que já era minha amiga do tempo de faculdade e é casada com o amigo do meu marido foi por eles que conheci o meu marido mas eles estão no Brasil , ela vem só de férias para cá ,  quando não está por aqui fico sem amiga.

            Participo de alguns grupos de brasileiros que moram no exterior e sempre leio sobre preconceitos, dou graças a Deus nunca passei por esses constrangimentos.

             A dica que dou para quem deseja passar por essa experiência de viver uma outra cultura, eu recomento é uma experiência única, enriquece a sua vida, você cresce , amadurece ... Ainda mais eu que sempre acostumada a ter minha família por perto é um crescimento e aprendizado que você leva para vida toda. Só aconselho a vir se estiver tudo bem planejado e organizado, passar aperto em um local desconhecido , sem falar a língua e conhecer ninguém para te ajudar a sair desse aperto é furada.

              Então , se organiza !!
              Você vem a trabalho? Então já venha com o trabalho acertado, e com o local para morar acertado.
              Vem passar as férias? OK! Que maravilha!! Aproveite a sua estadia!

               Decidiu morar? Que ótimo!! Procure emprego, se informa, encontra um moradia, se não sabe a língua entra num cursinho, nos dias de folga, visite a sua cidade , conheça os pontos turísticos , tente se socializar, interagir quando vai comprar alguma coisa mesmo sem saber falar tente se comunicar , foi assim que eu fiz. Entrava numa loja se eu queria comprar algo e não achava no meu francês parco que só vocês vendo eu perguntava, pedia informação, eles são acostumados a estrangeiros e são bem solícitos.

                No mais aproveite a experiência... Parece fácil mas não é e acredito que todos que moram fora do país sabe como é difícil, sabe os sentimentos que passamos quando nos sentimos sozinhos. Mas vale a pena, para mim está valendo.

                Beijos gente!! Espero que tenha sido esclarecedor e tenham gostado... Continuo nos " Posts Desabafo" rs ....Marido continua na Alemanha  a trabalho.

                Deixe o seu comentário e não esqueça de seguir o blog!
             
           

       

12 comentários:

  1. Meu namorado decidiu morar em outro país, e eu só posso ir daqui um ano. Mas é um sonho tão bom, correr atrás de tudo, preocupar com a independência. Vale a pena cada barreira que enfrentamos.

    FB
    http://my-castles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ja vivi essa experiencia e é reamente fabulastica. A suíça é um pais de costumes mais frios, mas é como tudo, algumas são eferentes :) Com o tempo a malta habitua-se eheheh

    ResponderExcluir
  3. A ida para outro país é algo que toda pessoa deseja, conhecer outras culturas, outros hábitos, mas eu penso que se saísse gostaria de voltar logo ao meu cantinho, pois como bem disse Dorothy em O MÁGICO DE OZ: não há lugar como a nossa casa

    ResponderExcluir
  4. Nossa deve ser um sonho morar fora do Brasil, mas eu não me acostumaria por muito tempo hehehe... Mas é muito bom esta em lugares onde podemos aprender + sobre a cultura e o tipo de vida que as outras pessoas levam. No começo é tudo muito bom e lindo pq ainda esta sendo descoberto mas depois que passa a conhecer a cultura chega uma hora que bate a saudade de casa e do nosso Brasil.


    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que bom te conhecer mais através de suas palavras! onde moro aqui em Curitiba as pessoas são bem frias quando fui p o nordeste já senti que as pessoas são mais abertas a amizades! com as pessoas fechadas ficamos também fechados moro aqui desde os meus 9 anos!
    Achei estranho jogar o papel no vaso, bizarro!
    E que momento incrível a gravidez! Deus abençoe! criança numa casa sempre é alegria!
    Achei ótimo o seu recadinho e alerta! temos que ir preparados pois é tudo novo..
    amei ler e te conhecer foi uma leitora gostosa! parabéns!
    Beijos
    http://divaemaquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como assim jogam o papel higiênico no vaso? kkkkkkkkk' To inconformada kk Realmente, de certa forma você deu sorte em ir para ai com tudo "pronto", ter o marido do local foi perfeito kk' O mais difícil de ir morar no exterior é estabilizar a vida, principalmente quando é uma cultura tão diferente quanto a Suíça. Encantada pelos transportes dai kk' meu sonho de brasileira é entrar no ônibus e não ser esmagada ;s Mas, realmente, o Brasil tem a sua vantagem de sermos tão "hospitaleiros", somos carismáticos de natureza, e amigos de todos, nisso não podemos reclamar haha' Ótimo post! Aproveite sua vida na Suiça, sua gravidez, e a saudade, em breve você vem pra cá matar ela, porque ninguém merece ficar longe da família :/ Beeijos s2

    ResponderExcluir
  7. Sempre foi meu sonho morar fora do Brasil, mas infelizmente não consegui realizá-lo ainda, mas acredito que o farei. O preconceito existe não importa em que lugar for e de que forma aconteça, acho que as barreiras devem ser vencidas e os objetivos conquistados, acho que a vitória fica com um sabor bem melhor. Fazer a vida em outro lugar que nos dê oportunidades acredito que é o sonho de qualquer um, porem se nosso Pais fosse das oportunidades ninguém tinha este interesse tão latente.

    Bjokas
    Alê Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
  8. OI Lisa, adoro ler seus relatos sobre sua morada na Suíça. Parece um país muito organizado. Sempre tive vontade de conhecer outros países e até quis fazer intercâmbio, mas minha mãe nunca deixou. Nunca pensei em conhecer a Suíça, mas cm seu relato dá vontade de conhecer. Agora tenho curiosidade de ver a cidade apresentada por você! bjs

    ResponderExcluir
  9. Adoro ler sobre a sua experiencia na Suíça, cada post uma novidade. Tive a oportunidade de conhecer outros países e acho que morar fora da terra dos tupiniquins é uma experiencia que nos faz crescer e amadurecer no melhor significado da palavra, mas uma vez eu adorei seu post ;D

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
  10. Desejos de conhecer outras culturas, acho que todo mundo tem, mas como vc disse de ir sem conhecer nada e ninguem nao vale a pena.. O legal é quando tem uma razao e planejamento mesmo... Deve ser legal conhecer outros lugares..

    http://vaidosaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, amiga!
    Não imagino como deve ser difícil vida nova em outro país, mas minha irmã tbm quando casou foi embora para a europa(suíça) e vive até hj, mas sentimos muitas saudades uma da outra, é bem difícil para toda a família!
    FB http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  12. Imagino que deve ser difícil ficar longe da sua família, ainda mais durante a gravidez, eu já estou sofrendo por antecedência e olha que só vou passar um mês fora...

    Beijoos
    FB
    http://www.desaparicoes.com/

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube