quarta-feira, 14 de maio de 2014



8


As janelas para abandonar bebês na Suíça!

                                                            Olá pessoal!!

  Sei que o título do post de hoje pode chocar um pouco, eu mesma quando soube da existência dessas janelas fiquei um pouco chocada e me perguntando: como assim? Janela para abandonar bebês na Suíça? Num país de primeiro mundo ? Achei um pouco frio, e me lembrei da minha visita  a uma cidade em Pernambuco num convento da época colonial onde vi uma "janela dessa" onde se podia abandonar os bebês. Mas vamos ao que consegui apurar por aqui no país.

As Janelas para abandonar Bebês na Suíça. Devo dizer que nem todos apoiam , é um tema um pouco polêmico por alguns pensarem que isso facilita ao abandono de crianças. A primeira janela foi criada em 2001 no Hospital Einsiedln  no Canton de Schwyz e foi por iniciativa da organização de Ajuda Suíça à  Mãe e às Crianças, que luta contra o aborto , ajuda e aconselha as mães e famílias que se encontram em dificuldades com a gravidez ou o nascimento do bebê.


  Somente a partir de 2012  que  três novas janelas foram criadas em Davos, Olten e Berna ( Berna é a capital da Suíça) , e apesar  disso desde a criação da primeira em 2001 somente 8 bebês foram colocados na primeira  janela criada, um índice bem baixo e até hoje nenhum bebê foi colocado nas outras 3 novas janelas criadas... Que bom né? Mas até o final de 2014 está previsto mais 3 janelas em outros Cantões.

  Essas janelas são criadas em hospitais e com o apoio da Ajuda à Mãe e às Crianças que assume todas as despesas  e cuidados até a adoção do bebê. A mãe chega abre a janela e coloca o bebê no espaço de dentro que é bem aquecido para o bebê não sentir frio, e ela pega uma carta que se chama: " carta para mãe" em seguida fecha a janela , ninguém se aproxima da mãe e a deixa seguir o seu caminho. Depois de 3 minutos um alarme é acionado e é quando vem os enfermeiros para pegar o bebê para cuidar.

  Na carta vem explicando e orientando essa mãe. Onde ela pode procurar ajuda psicológica, financeira e aconselhamentos. E informando ainda como ela pode entrar em contato com o hospital, com a Instituição de Apoio a Mãe ou autoridades para se informar dos seus direitos. E ela tem até 1 ano para se arrepender e buscar o bebê depois desse prazo ele é colocado para adoção.

   Não me perguntem o porque da criação dessas janelas para abandonar bebês , mas pelo que sei é para evitar o aborto... É mais uma coisa que aprendi a respeitar, porque no fim é melhor do que abandoná-los  nas ruas ou fazer um aborto. Pelo lado positivo o bom é que essas janelas não tem sido muito utilizada né?

                                        Bom pessoal mas uma notícia aqui da Suíça , deixe o seu comentário e não esqueça que você tem a opção de seguir o Blog.

                                                                                 Beijos!

 

8 comentários:

  1. Se houvessem dessas janelas aqui eu não estaria tão desanimada, nada contra flor, mas aqui no Brasil a burocracia para se adotar uma criança é absurda, e vem novas leis que dizem que a criança tem até 4 anos para ser reinserida na famíla de sangue (e nesse tempo ela em abrigos) aff. Respeito pois acho que é uma maneira de evitar sim os abortos, pois elas sentem que alguém cuidará de suas crianças. Polêmico, mas muito bom a informação!

    ResponderExcluir
  2. É pá... não sabia disso, mas acho 1 ano muito tempo para se arrependerem e muito tempo para a criança estar ao cuidado de uma instituição e ser posta para adopção, mas pronto é a tal coisa... não critico, todos podemos mudar

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber disso por que adoro saber as coisas que acontecem na cultura dos outros países, porém acho esse tipo de janela uma iniciativa muito triste... Graças a Deus poucas crianças foram deixadas lá, mas me pergunto uma coisa, se poucas crianças são abandonadas por que criarão mais 3 janelas? Analisando isso parece que eles estimulam as mães a doarem seus filhos, que estranho...

    ResponderExcluir
  4. Muito diferente mesmo, "janela", pensando pelo lado positivo é melhor que fazer um aborto ou abandonar como vemos por aqui, mas mesmo assim é doloroso saber que mães doam seus filhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ain.. que complicado, como vc disse, ao mesmo tempo que é bom por não deixar bebes nas ruas ou fazer o aborto, é ruim por eles nao ficarem com os pais.. mais esse mundo está assim mesmo, se Jesus não voltar logo, não sei o que será desse povo.. Sucesso!

    http://www.pensandopublicando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga to chocada, tem que ter coragem!
    Mas não devemos julgar, ainda bem que evita abandonos em ruas ect... e os abortos também :(
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu nem sabia disso , fiquei chocada .
    O bom é que não gera o abandono em lixeiras e nas ruas e nem a morte dos bebês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa que coisas diferente de se escutar...acho que se aqui no Brasil tive algo assim não veríamos tantas noticias de mãe que abandona filhos no lixo, na porta, no metro. È muito complicado esse assunto mais não entendo como uma pessoa pode abandonar o filho tantas mulheres batalhando pra ter um e outras jogando. Na verdade não consigo entender.
    bjokas


    Blog Laine Menezes

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube