segunda-feira, 28 de abril de 2014



13


Indo a um enterro na Suíça!

                                                                 Olá pessoal!


 Hoje aqui no Blog vou comentar a minha experiência indo a um enterro aqui na Suíça... É um assunto bem delicado para nós no Brasil, é meio constrangedor, triste e nunca sabemos o que dizer a pessoa por mais amiga que ela seja da gente. No fim resumimos tudo num abraço carinhoso e que diz tudo.

  Aqui eu já fui em 2 cerimônias de corpo presente e em um velório, mas o cerimonial todo para mim foi super diferente e cada vez mais vejo como as coisas são diferentes. Eu sou evangélica e as cerimônias que presenciei foram católicas , portanto se você é católico e se  já presenciou  e foi do mesmo jeito que está acostumado sintam-se a vontade para me dizer no seu comentário. OK?

Indo a um enterro na Suíça.


Indo a um enterro na Suíça.  Bom , a primeira vez que fui num velório eu já senti a diferença , foi do pai do  amigo de trabalho do meu marido. O velório começou a tarde para os amigos irem prestar os sentimentos e solidariedade aos familiares, meu marido comprou um cartão escreveu e aos pés do caixão tinha uma urna para depositar. A família em pé um do lado do outro. Então aos pessoas entravam na capela, esperava um pouco, fazia uma oração, outros calados e depois dirigia-se a família apertava as mãos cumprimentava um por um, ou os conhecidos e pegava um trequinho (desculpa mas não sei o nome) com uma bolinha na ponta , molhava na água e fazia o sinal da cruz no caixão, depositava o cartão na urna. O enterro foi no dia seguinte mas não comparecemos, meu marido foi trabalhar.Se todos do trabalho fosse a empresa não funcionaria né? Dias depois recebemos um cartão de agradecimento pela presença e solidariedade.

  Meses depois foi o pai do amigo da equipe de tiro que meu marido participa. Fomos a noite pra dar um abraço no velório  tudo igual ao outro e no dia seguinte pela manhã foi a missa de corpo presente como chamamos aí no Brasil. Foi uma cerimônia muito bonita. O senhor tinha participado de todos os comitês na região: fez tiro, ginástica, música,o serviço militar, e outros que não me lembro. Por isso tinha as bandeiras das instituições que ele tinha participado e entraram na igreja um representante de cada  instituição carregando as bandeiras ainda teve a bandeira da cidade e do Estado. Teve uma moça cerimonialista que contou a vida do senhor, falou do casamento, do nascimento dos filhos e netos e que ele toda a vida só tinha trabalhado em uma empresa. Foi emocionante , teve coral cantando e uma menina tocou orgão, nunca tinha presenciado e foi bem bonito. Depois a nora leu uma poesia e um dos filhos fez uma homenagem, o padre fez a missa. Tudo muito organizado pela equipe da funerária que para mim uma surpresa. No fim todos os presentes foi em fila para pegar o trequinho ( aquele que expliquei lá em cima e não sei o nome lembra? Ele mesmo). O corpo foi para o cemitério bem pertinho da igreja 1 minuto no máximo a pé. Após o cortejo do cemitério foi para um restaurante que foi fechado para receber os presentes na igreja para a COLLATION que é  o coquetel ( isso mesmo comes e bebes com direito a vinho) , e bem farto oferecido pela família. As pessoas comem , bebem conversam riem e a vida segue. Uma semana depois recebemos um cartão de agradecimento pela presença.

  Esse sábado fomos a outra missa de corpo presente. Faleceu a mãe do nosso amigo ( amigo de jardim de infância do meu marido). Não foi aqui na cidade mas em uma cidade vizinha. E já foi um pouco diferente sem todo o cerimonial da outra. Foi uma missa com orações. Também teve uma música tocada no orgão para a entrada do padre e depois de algumas palavras dele. E todos passaram pelo caixão para molhar o trequinho na água e fazer o sinal da cruz ( Sim, o mesmo que expliquei), esqueci de falar mas eu não faço a cruz com o tão falado trequinho porque sou evangélica mas na  minha vez quando me passam o trequinho  eu o pego  disgo merci e passo o trequinho ao meu marido. Não me sinto à vontade de fazer esse ritual... Nada contra respeito a religião de qualquer pessoa, mas realmente não me sinto à vontade. Depois da missa como o corpo iria ser cremado em outra cidade, fomos direto para um restaurante para COLLATION que é o coquetel oferecido pela família

  Bem gente, não sei se é comum e se é assim aí no Brasil, mas como eu nunca tinha ido em  numa cerimônia católica para mim foi bem diferente. A primeira cerimônia que assisti aqui na cidade eu achei bem bonita. E nas duas a igreja estava bem cheia. Sei que em alguns países depois ou antes do enterro a família oferece um café, um lachinho para os amigos, mas para eu  presenciar de perto uma mesa farta com vinho, sucos, nestéa  e àgua foi bem digamos diferente. Mas como sempre digo: uma cultura diferente que tenho vivido , participado e me integrado. Viva a diferença!

                                   Boa semana a todos!! Não esqueça de deixar o seu comentário!!

13 comentários:

  1. Bem diferente mesmo, aqui no Brasil não fazemos o coquetel, mas já vi que em muitos países eles adotam esse tipo de despedida.

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou evangélica flor, e não sou muito de ir nessas coisas, mais acho que já fui em algum católico, e ai é bem diferente daqui.. Sucesso!


    http://pensandopublicando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa bem diferente
    Aqui é uma oração e pronto
    Bom conhecer
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Velórios são sempre tristes. Nunca fui a um enterro "Católico" minha família e eu somos evangélicos.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no Brasil a única pessoa que faz esse sinal com o "trequinho" (que eu também não sei o nome) é o padre, e não temos a hábito de dar um "banquete" depois de tudo não, achei interessante e adoro participar das suas experiencias, e sem entregar para o desconhecido é a maneira mais intensa de viver, bjos.

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
  6. Em algumas coisas realmente são diferentes, a começar pela organização e até cerimonial, é bom conhecer culturas diferentes e principalmente pela sua visão.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  7. Também sou evangélica e nunca fui a uma cerimônia fúnebre católica,em todas que eu fui tinha um culto com o pastor a frente da cerimônia e os irmãos da igreja cantando um louvor (um hino que a pessoa gostava)...Também não sei como funciona cerimônias católicas e de outras religiões...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente mesmo Lisa, eu fui em um velório que foi o do meu avô, mas só velamos o corpo, na manhã seguinte o corpo do meu avô, a minha avó e uma tia viajaram pro Nordeste pro enterro, por lá é comum durante o velório ter bolachas, chá, suco e café pros familiares e amigos, como todos geralmente pagam durante uma boa parte da vida o seguro "morte", então é tudo pago pela funerária, inclusive a roupa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, os costumes são bem diferentes daqui do Brasil. Pelo que eu saiba aqui não se tem comes e bebes depois de velório, acho muito estranho como se comemorasse a morte da pessoa, tendo tanta comida farta..Não teria coragem de ir para um velório assim..Bom essa foi minha opinião. Gostei bastante do post! Bjo

    ResponderExcluir
  10. Bota diferença nisso,mas é verdade viva a diferença , muito interessante o post viu
    Beijao,sucesso
    quetalarrasarbf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Noosa .. enterro é muito tristee!! e tudoo muito diferente .. jesus :o

    ResponderExcluir
  12. Eu nao lembro de ter ido em velorio ja passei por perto e sempre a visao e de pessoas cabisbaixa ou chorando e acho q no Brasil nao come nada nao ( vc diz ate vinho) nossa se eu tomace ja ficava tonta... Eu quando eu passava em um velorio (entrava olhava e ja saia) a minha mae falava q tinha q trocar de roupa (tomar banho e trocar de roupas )
    e muito bom conhecer outras culturas atraves de sua visao e linda escrita...
    Sempre gosto de passar aqui Lisa e ler suas experiencias na Suica! Um dia vou ai sua linda!
    Otima semana
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube